home Carreira Perguntas de entrevista: Qual é o seu maior defeito?

Perguntas de entrevista: Qual é o seu maior defeito?


Perguntas de entrevista: Qual é o seu maior defeito?
Perguntas de entrevista: Qual é o seu maior defeito?

Entre as perguntas que as pessoas mais fazem em entrevistas de emprego, uma das mais difíceis de responder é: “Qual o seu maior defeito? ”. Se na entrevista estamos tentando “vender” a nossa imagem, por que deveríamos revelar algum ponto negativo que pode até acabar sendo a causa da desclassificação?

Felizmente é possível responder essa questão e ainda assim manter uma boa impressão diante dos entrevistadores. Neste artigo vamos compartilhar algumas dicas da psicóloga inglesa Denise Taylor que irão te ajudar a encontrar a melhor resposta para essa pergunta tão temida pelos candidatos.

Por que os entrevistadores fazem essa pergunta?

Essa é uma pergunta bem comum em entrevistas de emprego, tão comum que as pessoas geralmente já pensam em uma resposta para ela previamente. Porém, ela ainda tem um propósito.

Algumas pessoas acabam vendo a entrevista como uma sessão de terapia e começam a falar sobre todos os seus problemas. Esse é um comportamento errado, pois na hora da seleção para uma vaga, o melhor não é aquele que tem a entrevista mais dramática. Isso geralmente é visto como um ponto negativo, inclusive.

Como responder essa pergunta?

O ideal é que o candidato vá preparado para ela. Analise os requisitos do emprego e pense em algo que não vá afetar o seu desempenho. Se a vaga requer um alto nível de habilidades organizacionais, por exemplo, não seria indicado falar que é confuso ou tem dificuldades para ser disciplinado.

Apresentar características que podem prejudicar o seu desempenho naquela vaga pode ser um grande passo para a desclassificação.

Pense em uma característica que vá responder à pergunta do entrevistador, mas ao mesmo tempo não vá prejudicar o seu desempenho no trabalho. Lembre-se que em uma entrevista eles irão procurar por qualquer sinal de que você é a pessoa certa para aquele trabalho.

Evite também responder com dificuldades com habilidades essenciais de qualquer trabalho como não gostar de trabalhar em equipe ou qualquer coisa que mostre frustração ou características pessoais negativas.

Quais são as melhores respostas?

Um bom tipo de resposta é uma fraqueza que você já superou, você pode descrever como superou esse problema. Tente pensar em algo que já está resolvido a um ano ou mais, não fale de problemas que você ainda está tentando superar.

Seja claro sobre o que aprendeu com essa fraqueza, principalmente sobre o detalhe que te fez aprender. Alguns exemplos são: como você aprendeu a ser mais assertivo depois de ter deixado a faculdade pela primeira vez ou como desenvolveu confiança através de um trabalho voluntário.

Evite dar respostas vagas ou tentar ser engraçado ou esperto. Por mais que o nervosismo possa influenciar nesse tipo de atitude, geralmente isso não é bem visto pelos entrevistadores.

Essa é uma pergunta que pode se tornar uma oportunidade para falar sobre formas que você superou um problema. Mas sempre tenha em mente que o ideal é citar um defeito que não vai prejudicar no trabalho, mas que também não seja nada muito pessoal.

Veja também