home Estilo de Vida, Fitness, Tecnologia O que é um smartwatch e como ele pode ajudar no seu dia a dia

O que é um smartwatch e como ele pode ajudar no seu dia a dia


smartwatch-828786_640

Quem acompanha as novidades do mundo da tecnologia já deve ter ouvido falar sobre os smartwatches, dispositivos semelhantes a relógios cheios de funções a mais. Mas o que é um smartwatch? Leia este post para saber mais sobre os smartwatches e como eles podem ajudar no seu dia a dia.

O que é um smartwatch?

Falando de forma simples, um smartwatch é um relógio de pulso que tem uma tela e pode fazer muito mais do que apenas indicar a hora. Ele é como um mini smartphone que pode ser acoplado ao pulso, inclusive, muitos deles se conectam a smartphones através de Bluetooth e podem executar funções como ler mensagens e enviar e-mails.

Existem também alguns modelos de smartwatches que servem para propósitos específicos como servir de GPS ou coletar dados sobre a saúde do usuário. Esses relógios já possuem aplicativos próprios para executar as suas funções e não dependem de conexão com outros aparelhos.

As vantagens de ter um smartwatch

Geralmente os smartwatches são desenvolvidos para trabalhar em conjunto com smartphones. Antes de adquirir um, é bom verificar se ele é compatível com o sistema operacional do seu smartphone para poder tirar melhor proveito das suas funcionalidades.

Alguns deles são compatíveis apenas com smartphones específicos, não apenas com o sistema operacional. Um grande exemplo disso é o Samsung Galaxy Gear que funciona com apenas alguns smartphones da linha Galaxy da Samsung.

Ao conectar o smartwatch ao smartphone é possível realizar diversas funções como fazer e receber chamadas, ler mensagens, ver a previsão do tempo, ouvir música, redigir e-mails ou fazer consultas ao assistente digital.

Entre os principais smartwatches que encontramos no mercado atualmente estão o Sony SmartWatch, Samsung Galaxy Gear e Gear Fit, Apple Watch, NikeFuel e Pebble Watch.

A maior vantagem de um smartwatch é definitivamente a mobilidade. Apesar de ter uma tela pequena, acessar funções básicas do seu smartphone e fazer consultas rápidas sem ter que ir até ele pode ser muito mais prático, além de economizar bateria.

Se você deixar o celular dentro da bolsa ou de alguma mochila, por exemplo, não precisará ficar pegando ele toda hora para verificar as notificações e responder mensagens. Você poderá fazer isso em apenas alguns segundos direto pelo smartwatch.

GPS e funções fitness

Um grande número de smartwatches tem GPS integrado, servindo como uma excelente ferramenta de navegação. Você pode dar a instrução para o seu relógio indicar o mercado mais próximo, por exemplo, e chegar lá através do Google Maps.

O GPS também é muito útil para quem gosta de ferramentas fitness, pois ele permite que o smartwatch rastreie exercícios como corridas matinais e monitore o seu progresso.

Além do GPS, os smartwatches também podem ajudar muito na hora de acompanhar o seu progresso com a saúde e a dieta registrando as suas atividades diárias com recursos como um pedômetro que conta os passos que você dá durante o dia e um acelerômetro que mede a velocidade das suas atividades.

Ao utilizar um aplicativo de acompanhamento fitness como o Google Fit do Android Wear, você pode definir metas diárias e analisar o quanto você está ativo, quantas calorias gastou e a distância percorrida todos os dias.

Se você gosta de praticar exercícios ou conhecer novos lugares, um smartwatch pode ser uma ferramenta muito útil. Encontre smartwatches com excelentes preços em lojas de confiança através do Buscapé.

Veja também