home Alimentação e Saúde, Estilo de Vida Mau hálito: Como identificar e tratar

Mau hálito: Como identificar e tratar


Mau hálito: Como identificar e tratar
Mau hálito: Como identificar e tratar

O mau hálito é um problema muito desagradável que pode acabar causando situações um tanto chatas. Apesar de ser um problema comum, as pessoas geralmente não comentam quando você está com mau hálito.

Se alguém te oferece uma bala de menta ou se afasta quando você fala, a primeira coisa que vem na cabeça é a dúvida sobre o mau hálito.

Como saber se estou com mau hálito

Descobrir se você está com mau hálito é bem fácil, você só precisa de uma colher ou palito de sorvete. Raspe a parte de trás da língua usando o palito ou a ponta da colher, deixe secar e verifique o cheiro.

Se o odor estiver desagradável, você está com mau hálito e a provável causa é algo relacionado à sua língua.

Vale também perguntar para alguém que você tenha confiança e intimidade suficiente para falar sobre isso. Ter mau hálito não é uma vergonha, toda pessoa pode acabar tendo esse problema em algum momento da vida.

Como resolver o problema

O mau hálito pode ter várias causas, se o problema for persistente o mais indicado é procurar ajuda médica para identificar a causa e tratar.

Porém, existem algumas coisas que você pode fazer para resolver o problema de forma simples e rápida.

Beba água regularmente

A boca seca faz com que células mortas fiquem na língua e quando as bactérias surgem acabam causando mau hálito.

Se o corpo estiver hidratado, a boca irá conseguir produzir saliva de forma regular, fazendo cm que haja menos bactérias. O indicado por médicos e especialistas é beber pelo menos dois litros água por dia.

Utilize um antisséptico bucal

Bactérias dos dentes também podem ser as responsáveis pelo odor desagradável na sua boca. Ao enxaguar a boca ou fazer gargarejos com um bom antisséptico bucal você irá eliminar essas bactérias.

Limpe a parte de trás da língua regularmente

Utilize raspadores de língua para limpar a parte de trás da sua língua regularmente. A raspagem da língua pode reduzir a concentração de compostos de enxofre volátil e ajudar a reduzir o mau hálito.

Coma uma maçã

A maça pode ajudar a prevenir o mau hálito funcionando como uma espécie de escova de dentes natural.

Ela remove as bactérias dos dentes e ainda ajuda a remover partículas de comida e placas. A maçã também é uma fruta rica em água que ajuda a manter a boca hidratada.

Outra grande vantagem da maçã é ser rica em uma fibra solúvel chamada pectina que auxilia no funcionamento do intestino.

O mau hálito é um problema que pode ser prevenido na maioria dos casos. Basta seguir essas dicas e logo você terá resultados.

Veja também