home Produtividade Hobbies que podem te deixar mais inteligente

Hobbies que podem te deixar mais inteligente


Tocar bateria ou fazer crossfit podem até parecer atividades que nunca vão te ajudar em programação, lógica ou qualquer outra coisa relacionada a raciocínio.

Para algumas pessoas, essas coisas não se passam de formas de passar o tempo livre e deixar de melhorar a performance no trabalho e até mesmo nos estudos.

Mas a verdade é que ter hobbies no tempo livre pode te ajudar a ser um muito mais produtivo.

O psicólogo Kevin Eschleman da Universidade do Estado de São Francisco comandou um estudo que indicou que hobbies podem aumentar a sua produtividade em até 30%.

Confira a seguir os principais hobbies que podem te ajudar a se tornar mais inteligente.

Aprender um instrumento musical

Música - Hobbies que podem te deixar mais inteligente
Música – Hobbies que podem te deixar mais inteligente

Para muitos os instrumentos musicais podem lembrar os jovens que tem sonhos de virar grandes astros com as suas bandas de garagem.

Entretanto, aprender música pode trazer vários benefícios para a sua mente, incluindo aumentar o seu QI.

De acordo o com o psicólogo Lutz Jäncke, que fez uma pesquisa relacionada à música na Universidade de Zurich, aprender um instrumento musical aumenta o QI da pessoa em aproximadamente sete pontos tanto em adultos quanto em crianças.

“Depois de quatro ou cinco meses tocando instrumentos musicais por uma hora na semana, pessoas de aproximadamente 65 anos tiveram grandes mudanças no cérebro. As partes do cérebro que controlam a audição, memória e principalmente as partes que controlam os movimentos das mãos, se tornaram mais ativas. ”

Os principais benefícios da música são:

  • Reduz os erros
  • Melhora a memória
  • Melhora a criatividade
  • Reduz o tempo que a pessoa leva para aprender novas tarefas
  • Alivia os efeitos do stress

Jogar jogos de estratégia

Jogos de Estratégia - Hobbies que podem te deixar mais inteligente
Jogos de Estratégia – Hobbies que podem te deixar mais inteligente

Muitas pessoas gostam de desafios, e jogos estratégicos como xadrez são repletos disso. O xadrez pode melhorar o seu QI, aumentar a sua criatividade, aumentar o tamanho de ambos os lados do seu cérebro, melhorar as suas habilidades de solucionar problemas e melhorar a sua concentração.

Até mesmo os jogos de estratégia de computador que são considerados grandes matadores de tempo podem trazer benefícios para o cérebro.

Alguns dos principais benefícios que os videogames podem proporcionar a uma pessoa são: a habilidade de lidar com várias tarefas ao mesmo tempo, melhor flexibilidade mental e a prevenção dos declínios mentais causados pela idade.

Ter uma rotina de exercícios

Exercícios - Hobbies que podem te deixar mais inteligente
Exercícios – Hobbies que podem te deixar mais inteligente

Se exercitar pode trazer diversos benefícios para a saúde, física e mentalmente. Mas uma rotina de exercícios também pode te ajudar a ser mais inteligente.

Os exercícios garantem benefícios químicos que te dão mais energia e capacidade cerebral de longo prazo.

Se exercitar pode aumentar o número de mitocôndrias nas suas células, resultando em uma maior quantidade de trifosfato de adenosina (ATP), um componente químico que dá mais energia para o corpo.

Os exercícios também promovem um fator neurotrófico derivado do cérebro (BNDF), que melhora a sus concentração e habilidade de lidar com tarefas difíceis.

Uma pesquisa do Journal of Applied Physiology também revelou que malhar é algo fundamental para ajudar na neurogênese, a capacidade do cérebro de produzir novos neurônios.

Entretanto, para se aproveitar dos benefícios dos exercícios é preciso praticar de forma constante.

Como você pôde ver, além de oferecer novos desafios e entretenimento, os hobbies também podem te ajudar a ficar mais inteligente e produtivo. Trabalhar ou estudar demais também pode fazer mal, e não há porque fazer isso se podemos ter benefícios mesmo nos momentos de diversão.

Veja também