home Alimentação e Saúde, Estilo de Vida Dicas simples para manter alimentos frescos por mais tempo

Dicas simples para manter alimentos frescos por mais tempo


Dicas simples para manter alimentos frescos por mais tempo
Dicas simples para manter alimentos frescos por mais tempo

Os gastos com alimentação são responsáveis por uma das maiores fatias no orçamento mensal de uma família, por isso é importante comprar de forma inteligente e guardar os seus alimentos de forma adequada para evitar desperdícios e gastos desnecessários.

Se você quer economizar e reduzir a quantidade de comida jogada fora, a resposta vai muito além de simplesmente comprar menos. Também é preciso entender como armazenar seus alimentos de forma correta.

Apesar das geladeiras ajudarem muito na hora de alongar a vida dos mantimentos da sua casa, você não precisa contar com eles para tudo. Conheça algumas dicas úteis para manter seus alimentos mais frescos por mais tempo.

Mantenha a comida fresca longe do fogão e do forno a gás

Não coloque frutas, vegetais e hortaliças próximos ao seu fogão ou forno a gás. O gás natural tem um efeito de envelhecimento muito poderoso em produtos naturais, por isso é importante não deixá-los próximos do fogão, principalmente perto das bocas.

Mantenha os produtos frescos longe do calor e fumaça

Nunca deixe alimentos frescos próximos de áreas onde há calor ou fumaça, sejam esses locais próximos a fogões, fornalhas ou até mesmo onde pode haver fumaça de cigarro.

O calor e a fumaça são uns dos principais causadores do envelhecimento precoce de alimentos, por isso é importante manter os produtos frescos em um local protegido de fumaça e de preferência com temperatura baixa, já que o frio é o maior aliado na hora de conservar comida.

Sempre limpe a geladeira

Uma das precauções mais importantes na hora de manter a comida fresca é sempre limpar a geladeira. Apesar de ser algo trabalhoso e que pode levar um tempo é uma medida essencial para a saúde dos seus alimentos.

Mantendo a geladeira limpa você aumenta a expectativa de vida dos alimentos frescos evitando que certos fungos e outros agentes oxidantes entrem em contato com a comida fazendo com que elas envelheçam de forma precoce.

Não corte os alimentos antes de guardar

Não corte as frutas e vegetais antes de guardá-los, o ideal é cortar os alimentos apenas na hora do preparo. Quando você corta alguma fruta ou hortaliça o processo de envelhecimento é acelerado, mesmo em ambientes frios.

Mantendo hortaliças frescas

Hortaliças, principalmente as verdes, podem estragar muito rápido. Uma boa dica para evitar esse problema é mantê-las em um recipiente com um pouquinho de água.

Plantas verdes se mantém vivas por mais tempo quando em contato com a água e desidratam muito rápido se não tomar cuidado. Após higienizar as folhas, coloque-as em um recipiente não totalmente secas e cubra com filme plástico. Se juntar água no fundo do refratário, retire. Já se as folhas estiverem totalmente secas, borrife um pouco de água.

Como manter batatas frescas por mais tempo

Manter batatas frescas e fazê-las durar mais tempo não é muito difícil. Para conseguir armazená-las de forma correta basta guardar junto com maçãs. A maçã irá evitar que a batata estrague ou crie brotinhos. Não deixe batatas próximas de cebolas, pois elas absorvem a umidade da batata fazendo com que elas estraguem mais rápido.

Como guardar cebolas

Se guardadas corretamente cebolas podem durar meses. Uma boa dica para guardar cebolas dentro de um saco de malha em local ventilado. Dessa forma elas irão ficar frescas e durar por mais tempo.

Guardando salada já cortada

Se você já cortou a salada e precisa guardar, lembre-se de tentar secá-la o máximo possível. Para diminuir a umidade de uma salada e fazer com que ela aguente mais um pouco na geladeira, guarde dentro de um pote junto com papel toalha.

Não encha muito o refrigerador

Uma boa dica é não encher muito o refrigerador com produtos. Isso irá causar uma má circulação de ar podendo prejudicar os nutrientes dos produtos armazenados nele.

A baixa circulação de ar pode não só estragar os alimentos mais rápido como também irá causar aumento no consumo de energia da geladeira.

Use seladoras a vácuo

O oxigênio é o principal agente de envelhecimento de qualquer organismo, por isso manter seus produtos afastados do contato com o ar irá aumentar significativamente o tempo de prateleira deles. Existem diversos modelos de seladoras a vácuo disponíveis no mercado atualmente.

Livre-se dos produtos que estejam apodrecendo

Quando um alimento começa a apodrecer ele também acelera o prazo de envelhecimento de todos os vegetais e frutas próximos a ele, além de aumentar a proliferação de bactérias. Quando notar algum sinal de apodrecimento em algum dos alimentos guardados, livre-se dele imediatamente.

Manter comida fresca é um desafio já que alimentos não processados podem estragar muito rápido, porém você pode aumentar o tempo de vida dos seus alimentos seguindo essas dicas simples.

Veja também