home Carreira Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego

Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego


Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego
Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego

Para muitas pessoas as entrevistas de emprego podem ser um verdadeiro pesadelo. O medo de acabar falando algo que não devia ou se comportar de forma incorreta e perder aquela oportunidade pode nos deixar tensos e até mesmo estressados.

Antes de chegar na entrevista geralmente não tem como sabermos o que vão perguntar, quantas pessoas estarão lá concorrendo pela mesma vaga, por isso para se sair bem é importante se preparar e tentar relaxar.

Ao parecer mais confiante, você tem mais chances de ser escolhido para preencher a vaga. Veja neste artigo cinco dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego.

Faça uma pesquisa sobre a empresa

Para se sentir mais confiante em uma entrevista de emprego é fundamental fazer uma pesquisa sobre a empresa. Procure saber como ela começou, quais são os seus objetivos, qual é o seu público, como é a sua cultura.

Ao mostrar que sabe sobre aquela empresa, você conseguirá passar que é uma pessoa bem informada e que realmente quer trabalhar naquele cargo.

Tente dormir bem

Por mais que seja difícil, tente dormir pelo menos sete horas na noite anterior à entrevista. A falta de uma boa noite de sono pode afetar as suas habilidades cognitivas prejudicando a capacidade de resolver problemas e tomar decisões.

Se você geralmente tem dificuldades para dormir cedo, faça exercícios pouco antes da hora de dormir ou leia algum livro na cama. Evite celulares e internet quando estiver na cama pois eles geralmente nos induzem a dormir mais tarde.

Aprenda sobre quem está te entrevistando

Se você souber previamente quem vai te entrevistar, tire um tempo para aprender sobre essa pessoa. Isso vai evitar que você não saiba falar nada além de responder as perguntas para as quais tinha se preparado. Só tome cuidado para não parecer muito invasivo.

Visite o perfil da pessoa no LinkedIn ou no Facebook e tente ver empresas que essa pessoa trabalhou previamente, que grupos essa pessoa faz parte e se vocês têm interesses ou amigos em comum. Isso pode ajudar em momentos de silêncio que você não sabe o que dizer.

Conheça os seus melhores traços

O principal propósito de uma entrevista é mostrar aos entrevistadores que você é o melhor candidato para o cargo. Para isso você deve conhecer o seu melhor. Se você já trabalhou em uma empresa ou fez parte de projetos na faculdade, lembre-se do que os seus supervisores mais elogiavam em você.

Tenha confiança nos seus melhores traços e use-os na entrevista para mostrar o melhor que você tem a oferecer.

Crie uma conversa

A entrevista pode fluir muito melhor se ela for como uma conversa e não um interrogatório. Se encontrar a oportunidade e se sentir à vontade, faça a entrevista fluir mais como uma conversa, mostrando que você tem facilidade para interagir com outras pessoas, uma característica muito procurada por entrevistadores.

Uma boa forma de fazer isso é transformar uma das suas respostas em uma outra pergunta para a entrevista. Se você for perguntado sobre alguma empresa grande que trabalhou anteriormente, por exemplo, você pode perguntar ao entrevistador se ele já esteve em suas instalações antes. Apenas faça tudo de forma natural

Em uma entrevista você não deve só ficar respondendo o entrevistador, faça perguntas para esclarecer dúvidas, aumentar o escopo da conversa ou até mesmo demonstrar interesse e atenção.

Veja também