home Carreira Dicas para fazer um bom currículo

Dicas para fazer um bom currículo


Dicas para fazer um bom currículo
Dicas para fazer um bom currículo

A realidade para quem está procurando emprego, seja no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo, não está nada fácil.

A concorrência é muito grande, as vagas são poucas e as condições nada agradáveis. É por isso que quem estiver procurando um emprego precisa estar sempre um passo à frente dos outros candidatos.

Um dos primeiros passos a se tomar quando estiver buscando mais visibilidade dentro do mercado de trabalho é fazer um bom currículo. Confira algumas dicas para fazer um bom currículo e aumentar as suas chances de conseguir um emprego.

Escreva um resumo profissional no início

Ao se apresentar no currículo, tente fazer um pequeno resumo sobre a sua carreira profissional. Esse resumo precisa ser escrito com seriedade e de forma correta para causar uma boa impressão em quem estiver lendo.

Pense no seu currículo como uma página onde você está “tentando vender um produto”. Esse resumo deve ser a sua propaganda sobre si mesmo.

Lembre-se de não exagerar nas informações do resumo, tente evitar colocar informações inúteis ou que podem ser encaixadas em outro campo do currículo.

Escreva com o futuro em mente, não o passado

Como dissemos, um currículo deve ser como uma página de venda que faz propaganda de você para o empregador. Uma forma de fazer isso é criando um currículo que fale do seu futuro, não só do seu passado.

Tente passar a impressão de que você será um bom funcionário no futuro e que irá acrescentar valor para a empresa. Não foque apenas nas coisas que você já fez ou nos projetos que já trabalhou, tente falar mais sobre o que pretende fazer e do que é capaz.

Mostre detalhes de trabalhos feitos

Quando falar de antigas experiências, procure colocar alguns detalhes sobre o que você fez.  Coloque quais eram as suas competências e responsabilidades na empresa.

Mesmo que você tenha feito apenas projetos durante a faculdade ou curso, procure descrever com certo detalhe qual era o seu papel nesses projetos.

Expresse seus resultados em números

Outra coisa que pode fazer diferença na hora de fazer um bom currículo é expressar os seus resultados em números concretos.

Mostre com números o quanto você beneficiou as empresas nas suas antigas experiências. Aumento de tráfego em website, número de novos clientes conquistados, número de produtos vendidos, quantidade de obras em que trabalhou, o que você achar interessante demonstrar.

Os números chamam mais atenção do empregador e serão um grande aliado na hora de apresentar o seu currículo.

Seja verdadeiro com as datas de experiências passadas

Ao contrário do que muita gente pensa, mentir sobre a data do seu último emprego para parecer que não está a tanto tempo parado não ajuda.

Se você colocar as datas de forma correta, sem mentir, você irá criar uma sensação de veracidade e honestidade para o empregador.

Essas são características que muitos empregadores prezam nos candidatos.

Mantenha seu currículo atualizado

Outra coisa muito importante é manter o seu currículo sempre atualizado. Qualquer alteração profissional que você tenha é importante, até mesmo trabalhos como freelancer podem ser acrescentados.

Tente também atualizar o seu currículo de acordo com cada vaga que você está se candidatando.

Mude a relevância das informações e a escrita de acordo com a vaga e a empresa que você está enviando o currículo.

Certifique-se de não apenas tirar centenas de cópias do mesmo documento e entregar sem alterações. Mude e atualize cada um para ter um resultado melhor.

O melhor caminho para conseguir emprego rapidamente é fazer um bom currículo e entregar no máximo de empresas possível. Veja também algumas dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego.

Veja também