home Dinheiro Dicas para economizar combustível no carro

Dicas para economizar combustível no carro


Dicas para economizar combustível no carro
Dicas para economizar combustível no carro

Quem possui um veículo motorizado sabe que os gastos com combustível não são baixos. Por mais que você tenha optado por um modelo de carro mais econômico, o litro da gasolina está caro, por isso qualquer economia que você consiga fazer com o combustível é bem-vinda.

Você sabia que é possível economizar combustível de forma considerável apenas tomando certas medidas preventivas com o seu veículo? Confira o que você pode fazer para economizar combustível com o seu carro.

Mantenha o filtro de ar limpo

O filtro de ar é responsável pelo funcionamento adequado do motor e consequentemente no menor consumo de combustível.

Sempre verifique o filtro de ar, e se achar que ele está precisando ser trocado não hesite, realize a substituição da peça. O filtro faz com que o motor trabalhe com um ar mais limpo forçando menos o sistema de combustão. Com isso você é capaz de economizar até 10% com o consumo de combustível. Trocar o filtro de ar é bem fácil e você mesmo pode fazer.

Mantenha o carro alinhado

Rodas desalinhadas aumentam o desgaste dos pneus fazendo que você gaste muito mais realizando a troca dessas peças. E além de aumentar e muito o desgaste dos pneus, rodas com o alinhamento errado exigem mais do motor e aumentam mais o consumo de combustível.

Sempre verifique o alinhamento do seu veículo e, caso ele esteja desregulado, faça o procedimento de alinhamento. Isso trará uma diferença de até 10% menos consumo de gasolina para o seu veículo.

Faça um check-up

Como qualquer outra máquina de precisão, o motor de um carro pode sofrer com desajustes de peças. Até mesmo um parafuso meio solto pode fazer com que o motor não funcione no seu potencial máximo.

Por isso é importante realizar eventualmente check-ups para ver se está tudo certo com o motor do seu carro. Um carro com motor regulado de forma correta pode gastar até 5% menos de combustível.

Não esqueça de calibrar os pneus

A calibragem incorreta dos pneus pode trazer muitos prejuízos para o seu carro e até mesmo causar um acidente grave. Lembre-se sempre de calibrá-los de forma correta para evitar danos nas rodas e na suspensão.

Além disso, pneus abaixo da calibragem adequada tem menos autonomia e gastam até 3% mais gasolina do que os que estiverem com calibragem adequada.

Verifique a tampa do tanque de combustível

Se a tampa do seu tanque está quebrada ou até mesmo rachada, pode ter certeza de que você está gastando mais do que deveria com combustível.

A tampa em mal estado permite que a gasolina literalmente evapore fazendo com que seu dinheiro vá embora no ar. Além disso o vapor da gasolina pode fazer mal para o meio ambiente, por isso é importante ter cuidado dobrado.

Ande um pouco mais devagar

Além de ser bom para a sua segurança de todos, diminuir um pouco a velocidade que você anda pode diminuir o consumo de combustível do seu carro.

Para cada 8km a menos na velocidade você economiza 12% de combustível. Então lembre-se de que você não precisa correr o tempo todo, dê uma segurada no acelerador e economize dinheiro.

Dirija com mais calma

Dirigir de forma mais tranquila evitando muitas paradas e partidas e principalmente evitando dar partida no carro acelerando mais do que o necessário ajuda na redução do consumo total do veículo.

Evitar esse tipo de comportamento na direção também irá manter as peças do veículo em melhor estado por mais tempo.

Não deixe o pé no pedal do freio nem da embreagem

Não deixe o pé em cima do pedal da embreagem em carros com câmbio ou em cima do freio em carros automáticos. Além de desgastar o pedal, o que também custa dinheiro, tirar o pé de cima desses componentes pode economizar até 35% mais combustível.

Não fique com o motor ligado enquanto está parado

Tem que conversar com alguém na rua?  Está esperando o trem passar para poder atravessar? Vai ter que ficar parado por mais que 30 segundos em um lugar? Desligue o motor do carro.

Além de gastar muito combustível desnecessariamente, isso aumenta muito a poluição que o carro causa na natureza. Se tiver que ficar parado, desligue o motor.

Seguindo essas dicas você pode diminuir em até 20% o consumo de gasolina do seu carro e até mais com outros combustíveis.

Você também pode aprender como Economizar com reparos no seu carro seguindo dicas simples e fáceis de se fazer.

Veja também