home Estilo de Vida, Viagens Dicas de manutenção preventiva para viajar de carro com mais segurança

Dicas de manutenção preventiva para viajar de carro com mais segurança


Dicas de manutenção preventiva para viajar de carro com mais segurança
Dicas de manutenção preventiva para viajar de carro com mais segurança

Veículos podem rodar com segurança por milhares de quilômetros sem ter nenhum problema, por isso muita gente acaba se surpreendendo quando o carro quebra.

Essa situação é ainda pior quando o carro quebra na estrada, pois pode não ser apenas um risco para o seu bolso, mas também um risco para sua vida, pois as chances de um acidente são maiores.

Apesar de ser difícil prever um acidente, existem muitas maneiras de preveni-los. Por isso é importante conhecer dicas de manutenção preventiva para ter mais segurança na estrada enquanto viaja.

A melhor coisa a se fazer para evitar acidentes é a manutenção preventiva. Essa é também a melhor forma de manter seu carro funcionando por mais tempo sem precisar de reparos, o que consequentemente economiza mais dinheiro.

Não esqueça do óleo

O manual do proprietário detalha exatamente de quanto em quanto tempo o óleo do seu veículo deve ser trocado. Essas informações devem ser seguidas de forma estrita pois a falta de óleo no motor pode trazer terríveis consequências.

Sempre cheque o óleo procure deixa-lo no nível adequado de acordo com a necessidade do seu carro.

A falta de óleo pode fazer o motor parar e você corre o risco de no mínimo ficar parado no acostamento.

Sempre verifique todos os fluídos do carro

Além do óleo, o carro possui muitos outros fluídos que são essenciais para o funcionamento do veículo além de serem essenciais para evitar um possível acidente.

É importante checar o fluído de freio, do limpador do para-brisa e da direção hidráulica (caso o carro possua esse recurso).

É preciso verificar todos esses elementos pois se algum deles parar de funcionar no meio da estrada, as chances de um acidente são muito mais altas. O manual do proprietário possui instruções especificas de como esses fluidos devem ser verificados.

Calibre os pneus corretamente

Sempre examine os seus pneus e observe se eles não estão com a calibragem de ar errada. Os pneus com calibragem incorreta diminuem o controle do veículo, aumentam o consumo de combustível e podem causar acidentes.

O recomendado é que a calibragem de ar seja checada ao menos uma vez por mês.

Teste a bateria do veículo

É importante testar a bateria do carro pelo menos uma vez a cada três anos. A bateria é um componente que costumamos esquecer, porém quando a bateria acaba o transtorno pode ser grande.

A forma mais fácil de testar a bateria é deixar o carro desligado por pelo menos 12 horas e depois usar um multímetro ou voltímetro para testar se a voltagem ainda está adequada.

Checar a bateria irá evitar que você fique parado no meio da estrada.

Escute os freios

Qualquer barulho vindo dos freios do carro pode ser considerado preocupante. Sempre que ouvir arranhados, tremedeira, batidas ou qualquer tipo de som que o freio não deveria fazer, será necessário checar se não há problemas nas pastilhas ou outras peças.

Inspecione o sistema de suspensão

A suspensão está diretamente ligada ao controle do carro. Uma suspensão com defeito pode causar a perda de controle do veículo e até mesmo capotamento.

Por isso é bom sempre checar se o seu veículo está com a suspensão funcionando de forma correta.

Se você perceber que o carro está com o volante trepidando ou puxando para um lado, realize o seguinte teste. Com o carro estacionado, tente usar seu peso para empurrá-lo para baixo e soltar rapidamente, se o carro balançar mais de três vezes a suspensão já está ruim.

Faça um kit de emergência

Assim como nós temos kits de primeiros socorros em casa, é importante também ter um kit de emergência para a estrada. Sempre que for viajar é bom levar tudo que pode ser preciso caso algo aconteça.

O kit deve conter cabos para chupeta, lanterna, cordas ou faixas para reboque, uma chave inglesa, alicates e chaves de fenda e philips.

Mantenha informações essenciais com você

Ter um celular ajuda muito em muitos casos de acidentes, porém o problema é quando o seu celular está sem bateria ou dá algum defeito no meio da estrada.

Por isso é importante manter todas as informações necessárias para a sua viagem em versões físicas, como por exemplo: Possuir mapas do local onde vai e onde irá passar e número de telefones importantes anotados em um papel.

Use o pisca-alerta caso seja necessário

O pisca-alerta serve para sinalizar a sua posição caso você não possa mover o seu veículo por algum motivo.

Sempre que o carro parar no meio da estrada por algum motivo, use o pisca-alerta e sinalize com o triângulo reflexivo de segurança. Essas medidas podem ajudar você a encontrar ajuda mais rápido ou evitar um acidente maior.

Conclusão

A simples manutenção preventiva ajuda muito na hora de evitar graves problemas. Seguir essas valiosas dicas irá te ajudar a manter seu veículo em melhores condições por mais tempo, além de também garantir uma viagem mais tranquila.

 

Veja também