home Bem-Estar, Motivação Desculpas que te impedem de sair da zona de conforto

Desculpas que te impedem de sair da zona de conforto


Desculpas que te impedem de sair da zona de conforto
Desculpas que te impedem de sair da zona de conforto

Já se sentiu como se você estivesse preso em uma cabana que apesar de não ser o que você queria, ainda assim você se contenta com o que tem e o que consegue de forma fácil? Talvez você tenha entrado na zona de conforto e gosta dela porque tudo é familiar, e isso pode ser um problema.

Pode parecer confortável por um tempo, por isso leva o nome de zona de conforto, mas infelizmente a maioria dos nossos arrependimentos na vida vem dessa situação e de decisões que tomamos baseados no medo de mudanças.

Pergunte a si mesmo se você já deixou de fazer algo por medo das mudanças que isso traria na sua vida. Se a resposta for sim, você está na zona de conforto e precisa sair dela.

Conheça as desculpas mais usadas por pessoas que tem medo de sair da sua área de familiaridade.

1- “Eu tenho medos que outras pessoas não têm”

Ok, isso sempre será parcialmente verdade.

Por exemplo, se você é a Ivete Sangalo provavelmente não terá medo de cantar em um karaokê no bar próximo da sua casa. Se você não é alguém acostumado a cantar, então claro, terá medo.

O importante a entender é que a Ivete faz shows a anos, mas se pedirem para ela ser lateral esquerda da seleção de futebol ela ficará com medo e é justificável. Por quê? Porque é algo novo para ela e fora da sua zona de conforto.

Quando você cresce muitos desafios irão aparecer e você terá medo deles, mas você também teria a magia da novidade, a emoção de testar seus limites e se tornar alguém melhor.

Muitas pessoas acham que confiança é algo mágico que a pessoa já nasce tendo. Pode até parecer verdade, mas geralmente a realidade é que essa pessoa apenas tem mais experiência e aprimorou sua performance coletando o feedback construtivo que recebeu.

Você só consegue tal nível de confiança se tentar e persistir no que quer.

2- “Se eu não tivesse tanto medo eu poderia fazer o que eu quisesse”

Apesar de parecer uma frase justificável, a ideia é absurda. A única forma de ir para a frente na vida da forma que você quer é tendo confiança em sim mesmo acima de tudo.

É importante saber enfrentar seus medos de frente, sem usar outros métodos ou dar a volta neles. Apenas enfrentando seu medo você irá ganhar coragem e prosseguir na vida.

O medo nunca deve te impedir de nada, nunca deixe isso acontecer. Medo é algo natural, mas ele não pode dominar a essência do ser humano. Se isso for te fazer bem, sinta medo, mas faça mesmo assim.

3- “Preciso de mais autoestima para fazer o que quero”

Autoestima não é algo que herdamos ou que aparece de uma hora para outra, precisamos mostrar para nós mesmos que somos capazes de enfrentar nossos medos de frente, só assim iremos ganhar uma autoestima duradoura e verdadeira.

Para aumentar a sua autoestima e confiança é preciso saber olhar para todos os ângulos da situação. Nunca ache que falhou, lembre-se que você tentou e apenas descobriu novas maneiras de fazer algo.

Tudo tem um lado positivo, você não foi largada pelo seu ex, você saiu de uma relação que iria te fazer mal e tem novas oportunidades agora. Cabeça erguida sempre!

4- “Vou fazer na próxima oportunidade”

Muitas vezes estamos prontos para dar o pulo para fora da zona de conforto. Aí você está lá, tão perto, já no limite de sair dela, faltando apenas um pé, mas desiste dizendo “Eu ainda não estou pronto”. Talvez você ache que precise estudar um pouco mais, treinar um pouco mais, esperar mais uns dias.

Você pensa “Não é tão ruim assim, só mais alguns dias, mais umas semanas, ou mais alguns anos”.

Mas acredite, há uma grande diferença entre tomar uma atitude agora ou amanhã. Tentar agora é primordial e quanto mais cedo melhor.

Quanto mais cedo você tentar fazer o que quer, sair da sua zona de conforto, mais cedo você irá experimentar os benefícios que isso irá trazer para a sua vida.

A zona de conforto é um lugar perigoso que deve ser quebrado sempre que possível. É importante tentar sair dela pois apenas assim você irá crescer na vida e se tornar o que tanto sonha ser.

Veja também