home Viagens Como ter mais segurança ao viajar de moto na estrada

Como ter mais segurança ao viajar de moto na estrada


Como ter mais segurança ao viajar de moto na estrada
Como ter mais segurança ao viajar de moto na estrada

A motocicleta é um veículo ágil, rápido, compacto e muito econômico. Por esses e outros motivos elas são as opções de muitos que preferem passar sua vida de motorista em cima de duas rodas.

Apesar das grandes vantagens da motocicleta, ela possui uma grande desvantagem, a sua fragilidade.

A moto é um veículo leve e por isso pode estar mais vulnerável a perigos do que os outros veículos, principalmente nas estradas. Para expressar a fragilidade desse veículo, basta saber que são cerca de 11 mil os motociclistas mortos por ano em acidentes de trânsito.

Apesar da maioria dos acidentes ocorrer dentro da cidade, na estrada o perigo é muito maior por ser uma via de alta velocidade. Um motociclista que se envolve em um acidente na estrada dificilmente terá apenas ferimentos leves.

Por isso é importante saber algumas dicas do que fazer para aumentar a sua segurança em cima da moto.

Mantenha a moto revisada

Por menor que seja a moto, ela é capaz de atingir pelo menos 100 quilômetros por hora na estrada. Nessa velocidade qualquer falha mecânica pode ser fatal.

Por isso é importante ter todas as peças revisadas para ter certeza de que tudo funcionará quando necessário.

Motos possuem muitas peças expostas que sofrem vibração constante, então cheque se está tudo firme e se os cabos estão bem parafusados ou bem encaixados. O mesmo serve para as setas, a placa, os manetes e os pedais.

É importante também não descuidar dos freios. Sempre mantenha o fluído de freio no nível ideal e sempre efetue a troca de acordo com o exigido pela fabricante.

Manter a motocicleta em bom estado é uma ótima maneira de se evitar acidentes, mas a maneira mais eficaz é saber como deve ser o seu comportamento enquanto pilota.

Como se comportar com segurança na estrada

É importante saber o que deve ser feito para evitar acidentes, principalmente na estrada. Pilotar com segurança e com cuidado é o básico, assim como estar sempre alerta e não abusar da velocidade.

Esse comportamento básico irá garantir uma maior segurança na estrada quando estiver em duas ou quatro rodas.

Há outras medidas de segurança que um motociclista pode tomar para garantir que não entrará para a preocupante estatística.

Mantenha o farol da moto sempre ligado

A motocicleta é um veículo difícil de ser visto, mesmo durante o dia, por isso é importante ter o auxílio do farol para que os outros motoristas te vejam. Não confie na visão de terceiros, tenha sempre essa atitude para garantir que você será visto por todos os outros motoristas.

Cuidado com os caminhões

Caminhões são veículos grandes de alto torque e que podem atingir uma boa velocidade, eles representam o maior risco para motociclistas na estrada.

Por que é tão perigoso? Por causa do vácuo criado pelo tamanho e pela velocidade desses veículos.

Nunca fique próximo de um caminhão quando estiver de moto, seja para ultrapassar, ser ultrapassado ou então quando estiver na traseira dele.

O “vento” que o caminhão cria com seu movimento tem força o suficiente para derrubar uma moto, seja grande ou pequena, por isso é importante manter uma boa distância de segurança.

O que fazer quando der de cara com um farol alto

Muitos motoristas esquecem do farol alto em seus veículos. Em alguns casos a moto pode ser tão baixa em relação ao outro veículo que o farol baixo já é o suficiente para ofuscar o condutor.

Para evitar acidentes com esse tipo de situação, evite olhar para o carro com farol alto.

Uma boa forma de se guiar durante a “cegueira” temporária causada pelos faróis altos é usar a faixa da direita da pista como guia. Basta você olhar para ela e usá-la como referência até cruzar o veículo com farol alto.

Esse truque também funciona para carros e veículos de porte maior.

Velocidade moderada sempre que estiver em local desconhecido

Outra dica que serve para carros e motos é nunca andar rápido em estradas que você não está acostumado. O certo é sempre andar abaixo do limite de velocidade, porém em locais que você não sabe a intensidade das curvas é importante tomar ainda mais cuidado com esse item.

Também é importante reduzir a velocidade em estradas que podem apresentar buracos ou com grande travessia de animais.

Ao contrário de um carro, se uma moto atingir algum animal, mesmo que pequeno, o acidente pode ser fatal, tanto para o animal e para o motociclista e o carona.

Sempre use equipamento de segurança

Mesmo seguindo essas dicas é muito difícil evitar completamente os acidentes, infelizmente eles podem acontecer a qualquer momento.

Por isso é importante estar utilizando equipamento de segurança, e isso vai muito além do capacete.

Tente andar na estrada sempre de calça comprida e de um material grosso, também não pilote sem uma blusa, preferencialmente de couro.  Usar a roupa adequada pode evitar ferimentos graves em caso de quedas.

Sempre use também botas de cano alto. Em caso de quedas a bota irá proteger seu pé de ralados, queimaduras e pode até evitar fraturas sérias ou deslocamentos.

Não esqueça do principal equipamento de segurança de todos, o capacete. Sempre o use com a viseira fechada, pois em alta velocidade qualquer inseto ou pequeno objeto pode ferir seu rosto e causar o descontrole da direção.

Siga essas importantes dicas para ficar mais seguro na estrada enquanto anda de moto, assim você poderá sentir o vento em você e curtir toda a liberdade que os veículos de duas rodas oferecem sem correr riscos.

Veja também