home Bem-Estar, Produtividade Como recuperar a criatividade para escrever

Como recuperar a criatividade para escrever


Como recuperar a criatividade para escrever
Como recuperar a criatividade para escrever

Todos nós temos uma veia criativa, até mesmo as pessoas que acham que não tem. O único problema é que nós raramente encontramos tempo para dar atenção à nossa criatividade.

Às vezes, mesmo depois de decidir fazer algo criativo, acaba ficando difícil saber por onde começar. Parece que a motivação nunca vem, mesmo que as vezes a inspiração esteja presente.

Neste artigo vamos falar sobre coisas que você pode fazer para recuperar a sua criatividade na escrita e tirar o máximo de proveito dela.

Tire um tempo para escrever diariamente

Tire cerca de 15 minutos do dia para escrever tudo que vier na sua cabeça. Mesmo que pareça algo fácil, logo você irá perceber que a sua linha de pensamento não é singular.

Talvez você tenha 5 linhas de pensamento ao mesmo tempo, você precisa decidir entre focar em uma delas ou ir alternando entre cada uma.

Mesmo que todas as frases que vierem na sua cabeça não tenham sentido, escreva. Lembre-se que esse é apenas um exercício.

Faça uma lista com as ideias mais interessantes que vierem na sua escrita

Talvez seja um pouco desagradável reler todo o conteúdo que você escreveu na semana passada, mas isso é algo que você deve fazer para si mesmo.

Ninguém precisa ver os textos, apenas você. Procure por padrões, ou pela falta deles, nos seus textos. Sobre quais assuntos você escreve com mais frequência?

Anote todas as ideias e pensamentos que você achar engraçados, interessantes ou até mesmo inusitados. O objetivo é procurar o que te chama mais atenção mesmo que só tenha aparecido nos seus textos uma única vez.

Escolha 3 ideias das anotações que você fez e dedique 15 minutos a elas

Nesse momento você poderá descobrir se as ideias que você separou realmente te agradam. Se a ideia for relacionada a alguma atividade, você pode até mesmo praticá-la para ver se te agrada.

Você pode acabar encontrando um novo hobby. O importante é conhecer os seus gostos, forças e fraquezas.

Faça uma oficina ou dedique uma tarde a uma atividade ou projeto de sua escolha

Muitas pessoas acham que assim que descobrem um talento ou uma nova atividade devem gastar uma fortuna com material e passar horas e horas praticando. Mas fazer uma oficina de um dia ou um miniprojeto já pode ser o bastante para começar.

Defina uma meta e mostre o seu trabalho para os outros

Nem sempre agendar um tempo para trabalhos criativos dá certo, pois as vezes o trabalho e os compromissos acabam tomando boa parte do nosso tempo. Ao invés disso, defina uma meta e trabalhe nela.

Está tendo um encontro de escritores na sua cidade? Uma palestra do seu interesse? Os pequenos eventos são boas oportunidades para mostrar as suas habilidades, falar sobre as suas ideias e motivar os outros a fazer o mesmo.

Você pode não ser destaque nas primeiras vezes, mas tendo metas realistas vai ser muito mais fácil evoluir o seu trabalho.

Lembre-se que você terá a sua vida inteira para aperfeiçoar as suas habilidades. Registrar o seu progresso não vai apenas servir uma motivação para você, mas também pode servir com inspiração para os outros.

Veja também