home Tecnologia Como gastar menos dados móveis

Como gastar menos dados móveis


Como gastar menos dados móveis
Como gastar menos dados móveis

Os planos de dados móveis geralmente são limitados e quando utilizamos a internet móvel eles vão embora em pouco tempo. Geralmente quando os dados móveis acabam, as empresas cobram taxas extra por mais dados, fazendo com que no fim a internet móvel acabe saindo cara.

Felizmente é possível gastar menos dados móveis apenas com uma mudança de hábitos e a ajuda de alguns aplicativos. Neste artigo vamos te ensinar como gastar menos dados móveis e não ficar sem internet no celular.

Como gastar menos dados móveis

Utilize Wi-Fi sempre que possível

Se você tem Wi-Fi em casa poderá economizar internet móvel por muitas horas. Quase todo modelo de celular ou tablet pode se conectar a uma rede Wi-Fi.

Ele poderá ficar conectado ao seu roteador assim como um notebook ou computador e quando estiver conectado, ele não irá utilizar os dados móveis.

Para isso basta entrar no menu de Configurações do seu aparelho, ligar o Wi-Fi e acessar a sua rede com a senha.

Usuários de iOS podem refinar o seu uso em Configurações> Geral> Celular. Desça até o final do menu e você verá a opção de ligar e desligar os dados celulares em vários serviços. Ao desligar todos você irá gastar menos dados móveis.

iOS – Dados Celulares

Utilize um monitor de dados

O Android, a partir da versão 4.0, tem um monitor dados que pode ser acessado em Configurações > Uso de dados. Ele irá mostrar o quanto cada aplicativo está utilizando de dados móveis e uma média geral.

Ao tocar em um aplicativo nesta tela você verá suas configurações de uso de dados, caso ele tenha.

Você ainda pode marcar a opção “Limitar o uso de dados” para que a conexão seja desativada quando um limite específico for atingido.

O iOS oferece uma versão menos detalhada em Configurações> Geral > Uso> Uso celular. Você poderá ver uma média dos dados recebidos e enviados de forma geral.

Para monitorar os dados usados por aplicativos você precisará de um aplicativo como o Data Master.

Desabilite as notificações Push

As notificações Push são dados que chegam no seu celular mesmo quando você não está interagindo com ele. Normalmente elas não gastam muito, mas se você estiver com poucos dados móveis as notificações de recebimento de e-mails e de redes sociais podem acabar gastando esses dados sem você notar.

As notificações Push devem ser desativadas através de cada aplicativo. Na tela de Uso de Dados mencionada no passo anterior você pode acessar essa configuração tocando no aplicativo.

Usuários de iOS podem encontrar essas opções em Configurações> Notificações. As opções de notificação de cada aplicativo estarão nesse menu.

Cuidado com os serviços de streaming

Os serviços de streaming de vídeos são grandes vilões do consumo de dados móveis. Um episódio de série em HD pode gastar cerca de dois gigabytes de dados, ou seja, mais do que muitos planos de dados oferecem para uso em um mês.

Opte por serviços de streaming que tenham opção de baixar filmes e séries off-line como o Netflix. Com o aplicativo móvel do Netflix você pode baixar os vídeos para assistir mesmo quando estiver sem conexão.

Baixe o que quiser quando estiver no Wi-Fi, assim quando for assistir você não precisará gastar dados móveis.

O aplicativo da Netflix para dispositivos móveis permite baixar filmes e séries para assistir quando quiser.

Apesar de gastar bem menos dados, tenha cuidado com os serviços de streaming de música também. Um serviço como o Spotify consegue consumir um plano básico de dados mensal com cerca de quarenta horas de uso.

Utilize o 3G

A grande maioria dos dispositivos atuais tem suporte a dados 4G. O 4G é uma internet bem mais rápida, mas justamente por ser mais rápida ela gasta muito mais dados.

Uma forma de reduzir o uso de dados é fazendo um donwgrade para o 3G. Em dispositivos Android isso pode ser um problema devido restrições impostas por fabricantes e operadoras, mas aplicativos como o 4G Toggle podem funcionar em diversos dispositivos.

Para os usuários de iOS isso já é mais fácil. Vá em Configurações> Celular e desligue a opção “Habilitar LTE”.

Com essas dicas você poderá reduzir gastar menos dados móveis de forma considerável. Os dispositivos mais atuais já podem acessar a internet a velocidades excelentes, mas muitas vezes os planos de dados não colaboram. Se possível, o melhor é deixar a internet móvel para emergências e utilizar o Wi-Fi pelo máximo de tempo possível.

Veja também