home Carreira, Dinheiro, Tecnologia Como ganhar dinheiro com blogs

Como ganhar dinheiro com blogs


Como ganhar dinheiro com blogs
Como ganhar dinheiro com blogs

Sempre vemos casos de sucesso de blogs por aí. Pessoas que ganham muito dinheiro vivendo apenas dos seus blogs muitas vezes são inspiração para quem é apaixonado por escrever e produzir conteúdo para internet.

Se você gosta de escrever e quer promover uma grande mudança na sua carreira, existem algumas dicas que podem ajudar no seu crescimento como blogueiro. Antes de mais nada é importante lembrar que gostar de escrever é algo fundamental. Se você prefere gerar conteúdo por vídeo, por exemplo, criar um canal no Youtube pode ser uma opção melhor.

Veja a seguir os passos para conseguir ganhar dinheiro com o seu blog.

1 – Comece um blog

Por mais óbvio que pareça, esse é o primeiro passo. Começar um blog pode parecer algo difícil, mas você pode conferir o nosso artigo sobre como começar um blog gratuitamente para aprender a como começar a colocar conteúdo produzido por você na internet.

2 – Crie conteúdo de qualidade

O conteúdo é basicamente a alma do seu blog, para ganhar dinheiro com blogs é importante estar disposto a criar conteúdo original e relevante para o seu blog. O conteúdo que você vai criar deve estar diretamente ligado ao nicho que você escolheu para trabalhar.

O segredo para atrair um bom número de visitantes para o seu site é criar conteúdo que seja útil. Ensine as pessoas a fazerem algo que você sabe como um artesanato ou receitas. As pessoas gostam de conteúdos que podem mudar as suas vidas de forma positiva. Isso faz com que as pessoas gostem de você e passem a querer acompanhar o seu trabalho.

A confiança do público é mais importante do que conseguir apenas dinheiro para o seu blog.

3 – Encontre os seus leitores

Muitos blogueiros iniciantes pensam que basta criar um blog e colocar o conteúdo lá que automaticamente as pessoas começaram a aparecer. Apesar de poder acontecer, essa é uma forma de pensar errada.

Quem quer ganhar dinheiro com blogs deve pensar tanto na criação do blog quanto na sua divulgação. É importante não pensar apenas em tráfego, mas também em atrair leitores. Não adianta ter muitas visitas se você não consegue reter os leitores e manter um público fiel.

Pense no tipo de leitor que você quer no seu blog. Assim que definir o tipo de pessoa que você quer frequentando o seu blog, é preciso pensar nos lugares que essa pessoa pode estar na internet. Pense em fóruns, blogs, podcasts, redes sociais. Faça uma lista de onde pode ser possível encontrar os seus leitores.

Depois disso será preciso desenvolver uma boa presença nesses lugares seja através de bons comentários, oferecendo guest posts ou simplesmente ajudando e respondendo questões.

É importante lembrar que fazer comentários relevantes é diferente de fazer spam em comentários. A prática de spam é mal vista por todos na internet e ao invés de atrair mais visitantes pode acabar sujando a reputação do seu blog.

4 – Crie engajamento com os novos leitores

Se você trabalhar para criar um bom conteúdo e levar leitores para o seu blog, logo as pessoas vão começar a visitar o blog e ficar engajadas com o seu conteúdo.

Quando isso acontecer, você deverá tentar fazer o possível para manter esses leitores e criar a sua comunidade. Responda os comentários, participe de eventos relacionados ao nicho do seu blog e mantenha o blog sempre movimentado para fazer com que eles voltem.

5 – Comece a ver a melhor forma de ganhar dinheiro com o seu blog

Depois de ter feito tudo que está descrito nos passos anteriores, finalmente chega a hora de pensar em como conseguir dinheiro com o blog. Sem um conteúdo de qualidade e leitores engajados, seria praticamente impossível conseguir lucrar com o blog.

Esse é um passo que vai exigir persistência e tentativas para ver qual forma de ganhar dinheiro com blogs se encaixa melhor no seu caso.

Formas de ganhar dinheiro com blogs

Os principais meios que você pode utilizar para começar a lucrar com o seu blog são:

  • Propagandas
  • Programas de Afiliados
  • Eventos
  • Oferecer serviços
  • Produtos

Todos esses meios descritos acima oferecem uma grande gama de possibilidades. Você pode vender e-books, colocar propagandas no seu site, oferecer produtos tanto físicos quanto virtuais. Nesse momento é preciso analisar o seu tipo de público para ver qual desses métodos irá funcionar melhor para você.

Com o passar do tempo você poderá até mesmo implantar mais de um meio de ganhar dinheiro no seu blog. Conheça o seu público e as necessidades dele para saber como lidar com ele da forma mais efetiva possível.

Veja também