home Pets Como fazer o seu gato feliz

Como fazer o seu gato feliz


Como fazer o seu gato feliz
Como fazer o seu gato feliz

A maioria das pessoas está sempre muito ocupada, temos que conciliar diversas tarefas no dia a dia e muitas vezes acabamos passando pouco tempo em casa por conta dessas tarefas. Muitas vezes a rotina nos faz esquecer da essência da vida e os nossos bichinhos de estimação estão sempre lá para nos lembrar do verdadeiro sentido da vida

Ter um gatinho pode alegrar muito nosso dia a dia. Quem tem gatos sabe como é bom acordar com eles por perto, ver as suas carinhas inocentes pedindo comida ou carinho. A presença deles com certeza tem um impacto emocional nas nossas vidas, pois eles nos permitem sentir amor e responsabilidade por outro ser vivo.

A forma dos gatos demonstrar amor as vezes pode ser estranha. Muitas pessoas já viram ou já ouviram casos de gatos que trouxeram para os donos animais que eles caçaram. Se você tem dúvidas sobre como retribuir o amor do seu gato, neste post vamos dar dicas de como fazer o seu gato feliz.

O amor do dono com certeza deixa o animal feliz e melhora a sua saúde e longevidade. Siga essas dicas para ter uma vida muita feliz junto com o seu bichinho de estimação.

1 – Passe um tempo com o seu gato

A maioria dos nossos dias é sempre muito ocupado, a nossa mente sempre fica ocupada com o trabalho, amigos, reuniões, coisas da casa e muito mais. Entretanto para os nossos gatos nós somos companheiros únicos que os deixam muito felizes.

Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas os cães que conseguem entender os humanos. Já foi provado cientificamente que os gatos também têm um alto senso de percepção sobre os humanos.

Sempre tire um tempo para acariciar o seu gatinho e alimentá-lo. Veja opções de jogos para brincar com o seu gato e brinque com ele e penteie o seu pelo. Esses pequenos momentos de felicidade com certeza vão aumentar o laço entre você e seu gato.

2 – Invista em um arranhador

Os nossos amigos felinos vêm de uma natureza selvagem. Os seus instintos de caça são bem visíveis, mesmo em um ambiente caseiro. Repare como ele interage com objetos desconhecidos, tem uma atitude mais defensiva diante de quem ele não conhece ou fica louco ao ver um inseto.

Quem tem gatos dificilmente não tem um móvel arranhado. Na natureza, os gatos do mato frequentemente afiam as suas garras nas árvores amolando nelas. Isso é muito importante para eles na hora de caçar.

Já os gatos domésticos muitas vezes substituem as árvores pelos nossos móveis, o que acaba os deixando com marcas. Os gatos domésticos também precisam amolar, pois a sua unha vai crescendo e com o tempo começa a incomodar.

Cortar as unhas do gato não é recomendável. Se for fazer isso, tenha muito cuidado e procure saber com antecedência como fazer corretamente.

O melhor a fazer é investir em um arranhador. Existem diversos modelos de arranhador no mercado, alguns deles até com brinquedos ou caminhas para gatos.

Você pode até comprar a erva do gato para tornar o arranhador mais atrativo para ele assim que for comprado.

3 – Liberdade felina

Gatos são animais que precisam de liberdade, entretanto é preciso ter cuidado na hora de dar essa liberdade para eles.

Algumas pessoas deixam os gatos saírem para as ruas, mas isso não é recomendável. Para ter mais segurança, é recomendável ter as janelas teladas e criar o gato dentro de casa. Entretanto, eles precisam de um bom espaço para correr e de lugares para subir.

4 – Dê ao seu gato uma boa saúde e uma pelagem bonita

Assim como os humanos podem ficar doentes, os gatos também podem acabar tendo doenças ou infecções. Gatos são bastante sensíveis a parasitas como pulgas, carrapatos e vermes, por isso é muito importante cuidar da sua dieta e higiene.

Isso também é importante para garantir a saúde da sua família, principalmente das crianças. Cuidando da higiene do seu gato, você também protege a sua família de diversas doenças.

Se em algum momento o seu gato começar a apresentar algum comportamento incomum, não utilize qualquer medicação. Gatos são animais frágeis e a aplicação de medicação errada pode matá-lo.

No caso de qualquer problema, leve o seu gato ao veterinário para evitar complicações.

5 – Dê petiscos a ele

Nós humanos adoramos comida, não é mesmo? Pode ter certeza que o seu gatinho também gosta bastante de comer.

Na hora de procurar algo para ele comer, acabamos não encontrando uma variedade muito grande de opções. A maioria dos gatos é alimentado apenas com a ração todos os dias, o que é recomendável, mas uma mudança na rotina a vezes pode ser muito boa.

Os gatos têm capacidade de sentir diferença no sabor das coisas e ficam muito felizes quando ganham um petisco. Procure por petiscos próprios para gatos em lojas de animais e dê a ele de vez em quando.

Lembre-se sempre de dar comidas próprias para gatos. Outros tipos de comida podem acabar fazendo muito mal para a saúde deles.

Se você dá ração seca todos os dias, por exemplo, compre uma latinha de ração úmida para ele de vez em quando. Com certeza o seu gato irá adorar a pequena mudança na rotina.

Veja também