home Dinheiro Como economizar com a manutenção do carro

Como economizar com a manutenção do carro


Como economizar com a manutenção do carro
Como economizar com a manutenção do carro

Muitas pessoas compram veículos, pois além de servir para passeios em família, eles ajudam muito no nosso dia a dia tornando tudo mais prático e rápido. Entretanto, carros eventualmente precisam de manutenção e se os cuidados necessários não forem tomados, essa manutenção pode acabar saindo bem mais cara. Confira algumas dicas para economizar com a manutenção do carro, seja ele novo ou usado.

Mantenha o exterior protegido

Com o carro já comprado é importante manter o exterior livre de riscos e amassados. Por isso sempre dirija com cuidado. Uma boa dica é checar por poças de óleo na garagem ou no estacionamento do carro. Caso você perceba vazamentos de óleo é importante levar o veículo até um mecânico para saber a origem do problema, pois vazamentos podem levar a problemas gravíssimos com conserto caro.

Faça rodízio dos seus pneus

Sempre lembre que, em comparação com as rodas traseiras, as rodas dianteiras desgastam muito mais rápido. Para evitar gastar muito trocando os pneus da frente com frequência é bom fazer o rodízio dos pneus.

O rodízio de pneus é quando você troca os pneus da frente pelos de trás. Isso irá garantir que eles irão desgastar de forma igual poupando o seu tempo e dinheiro.

Fique sempre de olho no filtro de ar

É crucial manter o filtro de ar do seu carro limpo. O filtro é responsável por manter o motor limpo e garantir melhor autonomia. Troque-o de forma periódica de acordo com as especificações do fabricante. O tempo de troca é geralmente a cada 70 mil quilômetros rodados, mas é importante checar o manual do proprietário para ter certeza do tempo correto.

Trocar o filtro é algo fácil de se fazer e irá manter o motor em um estado melhor evitando futuros gastos com manutenção.

Aprenda a fazer as manutenções mais simples

Não conte com o mecânico para todas as manutenções veiculares. Algumas trocas de peças e consertos são tão fáceis de se fazer que você mesmo pode tentar e economizar um bom dinheiro.

Há muito tutoriais na internet ensinando a consertar partes de veículos, o Youtube conta com inúmeros vídeos sobre o assunto que podem te ajudar com muitos problemas.

Não negligencie a troca de óleo

O óleo é o sangue do seu veículo, ele irá garantir que o motor funcione de forma correta através da lubrificação e resfriamento adequado. Se você negligenciar a troca periódica do óleo o resultado pode ser catastrófico. Em alguns casos pode até mesmo fundir o motor, o que pode levar a um custo de reparo de até 4 mil reais em modelos mais simples.

Cuidados ao comprar um carro usado

Muitas pessoas tem o desejo de possuir um veículo motorizado, mas infelizmente é muito difícil conseguir comprar um carro zero por causa do preço elevado, principalmente em tempos de recessão econômica como a que passamos atualmente.

Para resolver o problema de forma parcial, muitos optam por comprar carros de segunda mão. Essa pode ser uma boa opção para diminuir os custos na hora da compra e em manutenções futuras, mas a falta de atenção em alguns detalhes pode acabar fazendo com que o carro usado acabe saindo tão caro quanto um novo.

Conheça a história do carro

A maneira mais fácil de economizar um bom dinheiro com carros usados é ter a certeza de que você está comprando um bom veículo.

É importante ser muito cuidadoso quando estiver comprando um veículo de segunda mão. Dependendo do estado em que o veículo estiver, o custo da manutenção pode passar o preço de um carro zero.Quando for comprar um carro usado é importante saber toda a história dele para saber se ele é um veículo seguro e se não passou por muitos reparos.

Pergunte ao vendedor se ele tem a nota fiscal dos reparos já feitos no carro, se ele não tiver talvez isso seja uma bandeira vermelha. Outra opção é anotar a placa do veículo e tentar encontrar algum registro policial sobre acidentes com o veículo.

Se o carro já esteve em algum acidente grave é melhor não realizar a compra.

Sempre confira o hodômetro antes de comprar

Quando estiver considerando comprar um carro usado você precisa checar o hodômetro antes de tudo. Muitas pessoas optam por procurar um veículo com quilometragem baixa, porém isso não demonstra a qualidade real do veículo.

A melhor forma de avaliar o tamanho do desgaste do veículo é calcular o tempo de uso com a quilometragem registrada. Se o carro tiver uma média de mais de 15 mil quilômetros por ano não é uma boa ideia comprá-lo, pois, o desgaste já está alto e o preço da manutenção será caro.

Independente de qual modelo de carro você quer comprar, seja ele esportivo ou familiar, é importante seguir essas dicas para garantir um tempo de vida maior para o seu veículo e menos gasto para seu bolso.

Veja também