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Como controlar a vontade de comer doces


Como controlar a vontade de comer doces
Como controlar a vontade de comer doces

Uma das maiores dificuldades de quem faz dieta é controlar a vontade de comer doces. Todos sabemos o quanto a açúcar em altas quantidades pode fazer mal, mas mesmo quem está em busca de reduzir o consumo de açúcar na dieta acaba tendo dificuldade para resistir.

Felizmente existem algumas coisas que podemos fazer que reduzem a vontade de comer doces. Como quase tudo na reeducação alimentar, essas coisas vão exigir disciplina e força de vontade. Mas seguindo o plano corretamente logo você não sentirá mais necessidade de comer doces e conseguirá eliminar o excesso de açúcar até mesmo nos lanches e refeições.

Fuja das bebidas açucaradas

Refrigerantes e outras bebidas adoçadas contém um alto nível de açúcar. Se você tem costume de tomar refrigerante, chá adoçado, café, suco artificial ou energéticos é hora de fazer algumas mudanças.

Deixar essas bebidas de lado pode ser um pouco difícil para a maioria das pessoas, mas em alguns casos apenas reduzir o açúcar da bebida já pode ser suficiente. Você pode trocar bebidas adoçadas por água com gás, por exemplo. Para dar mais sabor você pode até adicionar um limão ou laranja espremido a ela.

Se você não consegue largar o café ou o chá, corte a quantidade de açúcar pela metade a cada semana até chegar a apenas uma colher de chá ou menos de açúcar por copo.

Cuidado com os substitutos do açúcar

Os adoçantes artificiais são opções muito utilizadas por quem quer cortar calorias na dieta. Mas é preciso ter cuidado até mesmo com eles. Os substitutos do açúcar não ajudam na perda de peso.

Estudos indicam que adoçantes artificiais, justamente por serem doces (algumas vezes até mais doces do que o próprio açúcar) podem levar a vontade de comer doces ou ter dependência de açúcar. O ideal é tentar educar o seu paladar para eliminar até mesmo os substitutos do açúcar.

Coma de forma consciente

Quando sentir vontade de ataca aquela barra de chocolate ou pedaço de bolo, pense consigo mesmo. Você realmente está com fome? Está estressado? Ao perceber o que realmente está por trás das suas vontades, será mais fácil ter controle.

Muitas vezes uma pausa no trabalho, uma caminhada ou uma conversa com um amigo podem suprir a necessidade de doces. E quando for comer, coma sem distrações.

Ao voltar a nossa atenção para aquele momento enquanto comemos, conseguimos experimentar a verdadeira intensidade e prazer da comida. Evite ao máximo comer na frente da TV, do computador ou até mesmo enquanto mexe no celular.

Saiba reconhecer o açúcar

Sempre leia a tabela nutricional e a lista de ingredientes dos alimentos e bebidas industrializados. Se o rótulo indicar mais de 8 gramas de açúcar, verifique a lista de ingredientes. Caso o produto tenha açúcares adicionados, recomendamos que o coloque de volta na prateleira.

Se não há açúcar na lista de ingredientes, significa que o alimento tem adoçantes naturais. Com esse tipo de açúcar não é preciso se preocupar, pois o corpo os processa de forma diferente doas açúcares adicionados.

Entre os ingredientes comuns que se igualam ao açúcar adicionado na lista de ingredientes estão a sacarose, dextrose, sorbitol, manitol, mel, agave, dextrina, maltodextrina, xarope de milho rico em frutose e qualquer outro xarope. A sucralose também é um substituto do açúcar bem comum.

Procure pelas opções naturais

Existem adoçantes naturais que podem ser encontrados em frutas frescas e secas, iogurtes naturais, grãos integrais e até mesmo em vegetais.

Diferente dos doces e outras guloseimas, esses alimentos fornecem nutrientes importantes como a proteína, vitamina D, cálcio, vitamina A, vitamina C e fibras. As fibras e proteínas levam mais tempo para serem digeridas, evitando que o nível açúcar no sangue fique muito alto.

Além disso, esses alimentos ainda dão saciedade por mais tempo. Mesmo que não vá fazer uma dieta com restrição total de açúcar, sempre tenha porções de frutas, vegetais e iogurte natural incluídos nela.

É permitido comer doces de vez em quando?

Se esse não for o seu objetivo, não é preciso abrir mão completamente de comer doces. O segredo é comer de forma moderada, de preferência como sobremesa após alguma refeição. O consumo de açúcar em altas quantidades é que faz mal e pode prejudicar os resultados da sua dieta.

Lembre-se que você não precisa abrir mão de comer as coisas que gosta para ser saudável. Só é preciso ter equilíbrio e sempre incluir o máximo possível de alimentos naturais como frutas e legumes na dieta. Assim você poderá comer doces eventualmente sem peso na consciência.

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