home Dinheiro, Tecnologia Como começar um blog sem gastar dinheiro

Como começar um blog sem gastar dinheiro


começar um blog sem gastar dinheiro

Começar um blog pode parecer uma tarefa difícil, mas atualmente existem diversos recursos para quem quer começar a produzir conteúdo para internet, mas não tem dinheiro para investir. Neste artigo vamos mostrar opções de plataformas para blogs totalmente gratuitas para você começar a blogar com pouco ou nenhum dinheiro.

Mesmo utilizando uma plataforma grátis é possível conseguir ter bons resultados através de um conteúdo de qualidade, relevante e original. Quanto mais relevante for o seu conteúdo para o seu público, mais fácil será para conseguir visitas e engajamento do público.

Plataformas para blogs gratuitas

Existem diversas plataformas excelentes para criar blogs na internet. A mais famosa delas é o WordPress que apesar de ser grátis, precisa ser hospedado em um servidor que normalmente é pago, mas tem muitas opções desconhecidas que podem ser a melhor para você. Veja a seguir uma listagem com as principais plataformas para blogs existentes atualmente:

Blogger

O Blogger é uma plataforma de blogs totalmente gratuita que pertence ao Google. Se esta é a sua primeira vez criando um blog, ela pode ser uma excelente opção. No Blogger você encontra diversos templates prontos e a customização é bem simples. Você pode utilizar um domínio próprio ou um gratuito oferecido pelo próprio Blogger que geralmente é terminado com “blogspot.com.br”.

Tudo que você precisa para criar um blog no Blogger é uma conta do Google. A plataforma permite a criação de até 100 blogs diferentes e tem uma boa integração com outros serviços do Google como Adsense e Youtube.

WordPress.org

O WordPress.org é a opção mais popular entre as pessoas que criam blogs com o intuito de ganhar dinheiro. Ele é totalmente grátis e ainda possui uma incrível quantidade de temas e plugins disponibilizados na internet, muitos deles também grátis.

Para ter um blog Worpress.org você deve ter um domínio e uma hospedagem por sua conta. Existem opções de hospedagens grátis na internet como o 00Webhost e o Weebly, mas se você preferir optar por um host pago para ter mais garantia de suporte e estabilidade, existem opções com preços muito bons que ainda oferecem descontos em pacotes de domínio com hospedagem. Recomendamos a Neep Host e a Hostgator.

WordPress.com

Apesar de ser bastante confundido com WordPress.org, o WordPress.com é mais focado em oferecer um blog já hospedado e com um sistema totalmente atualizado para os seus usuários. Ele oferece centenas de temas e plugins, mas não permite que o usuário utilize conteúdo personalizado como temas baixados da internet.

No WordPress.com você tem um blog bonito e responsivo em poucos minutos sem gastar um centavo. Ele oferece um ambiente seguro e funcional, tendo apenas a limitação de não poder adicionar recursos como o WordPress.org. Se você quer criar um blog de forma simples e rápida, esta pode ser uma ótima opção.

Medium

Criado pelos desenvolvedores do Twitter, o Medium é uma plataforma nova que já conquistou um bom público graças ao seu jeito direto e minimalista. Ele é totalmente focado na produção do conteúdo, deixando de lado a parte de customização do blog.

Se você quer criar um conteúdo sério e apenas publicar os seus textos para compartilhar com os amigos nas redes sociais sem ficar se preocupando com a parte de montagem e customização do blog, esta é a opção perfeita.

Tumblr

Se a sua ideia é criar algo mais casual para compartilhar pensamentos, imagens, vídeos, GIFs e muito mais sem se preocupar com hospedagem e armazenamento, o Tumblr pode ser uma excelente escolha.

Ao criar um blog no Tumblr você ainda pode se conectar com pessoas com os mesmos interesses diretamente na plataforma através das sugestões de hashtags. As pessoas ainda podem reblogar e favoritar os seus posts, tornando eles visíveis para cada vez mais pessoas.

Veja também