home Carreira Como causar uma boa impressão no seu primeiro emprego

Como causar uma boa impressão no seu primeiro emprego


Como causar uma boa impressão no seu primeiro emprego
Como causar uma boa impressão no seu primeiro emprego

Conseguir o primeiro emprego é uma das metas mais importantes das nossas vidas. É um momento de analisar as oportunidades profissionais que você tem e dar os primeiros passos para obter o tão sonhado sucesso profissional.

Porém muitas pessoas acabam tendo problemas no seu primeiro emprego e infelizmente não conseguem se manter nele por muito tempo.

Muitas vezes isso acontece por problemas logo no primeiro mês, por isso é importante saber como causar uma boa impressão assim que começa a trabalhar.

Em muitos casos apenas fazer o seu trabalho de forma correta e eficiente não é o suficiente, para evitar problemas e começar sua carreira com o pé direito é importante seguir algumas regras e dicas que irão garantir uma melhor estabilidade.

Seja sempre profissional

As vezes começamos um novo emprego e vemos que alguns funcionários mais antigos chegam um pouco mais tarde e tem um comportamento mais casual com os chefes. Com isso acabamos concluindo que a empresa é bem relaxada e que também podemos fazer isso.

É importante não seguir esses comportamentos logo de início. Geralmente esses funcionários já tem um bom tempo na empresa, ou então possuem características insubstituíveis.

Enquanto você não faz parte desse seleto grupo é importante seguir as regras da empresa à risca.

Sempre chegue mais cedo do que a hora de bater o ponto. Não seja muito casual ou muito social, não há nada de errado em conversar com os colegas, mas não faça isso de forma que pareça procrastinação.

O mais importante de tudo é fazer seu trabalho de forma profissional e com eficiência.

Trate o seu primeiro mês como um período de teste

Empregadores costumam se livrar de maus empregados o quanto antes. Se você não for o melhor possível no primeiro mês, as chances de ser demitido logo0 são muito grandes.

Não relaxe após ser contratado. Você precisa trabalhar muito (algumas vezes até mais do que necessário) durante seu primeiro mês, isso garante uma boa impressão com o seu chefe e aumenta a confiança dos seus colegas de trabalho em você.

Aja como se estivesse ainda em teste durante o seu primeiro mês, querendo sempre impressionar todos que trabalham com você.

Seja o primeiro a reconhecer seus defeitos

Todo emprego que você começa tem uma curva de aprendizado. Esse aprendizado é ainda mais difícil para empregados que nunca trabalharam antes.

Bons líderes entendem que demora um tempo para aprender como tudo funciona na empresa. Eles sabem que você não irá fazer tudo certo logo de primeira. Porém, você precisa saber reconhecer seus defeitos e ser proativo sobre eles.

Na esperança de agradar o chefe temos o costume de fingir que sabemos fazer tudo que nos é delegado. Costumamos não falar quando não sabemos e não pedimos ajuda ou conselhos.

Se você não está conseguindo realizar algo no seu trabalho a melhor coisa a fazer é perguntar para seu supervisor como executar a tarefa. Um bom supervisor não irá te rebaixar por isso, pelo contrário, ele irá ter uma boa impressão sobre você e a sua atitude de tentar melhorar.

A vida profissional não é fácil, por isso é importante estar sempre preparado para exercer sua função da melhor forma possível.

Essas são algumas dicas de como causar uma boa impressão no seu trabalho, é claro que cada área tem regras diferentes, mas essas são dicas básicas que com certeza funcionam em qualquer cenário.

Veja também