home Dinheiro Como aproveitar o melhor da Black Friday

Como aproveitar o melhor da Black Friday


Como aproveitar o melhor da Black Friday
Como aproveitar o melhor da Black Friday

Você já deve ter notado as lojas anunciando as ofertas da Black Friday em todo lugar, algumas delas já até começaram a fazer promoções antecipadas para o evento. Mas o que é a Black Friday?

O que é Black Friday?

A Black Friday é um evento em que lojas oferecem ofertas especiais por um determinado tempo. Ela teve sua origem nos Estados Unidos em 1932 e é conhecida como o início da temporada de compras para o Natal. Logo após o dia de Ação de Graças as maiores lojas americanas passaram a abrir bem cedo oferecendo grandes descontos.

O evento teve um grande retorno e acabou sendo reproduzido em vários países, inclusive por aqui. No Brasil a Black Friday irá acontecer no dia 25 de novembro de 2016.

Essa é uma época boa para conseguir comprar os presentes de natal com excelentes descontos, mas é preciso ter cuidado com algumas armadilhas para não tomar prejuízo. Veja dicas para aproveitar o melhor da Black Friday.

Defina quanto você pretende gastar

Pense nas coisas que você pretende comprar antes como comida, presentes ou decorações. Faça um cálculo para ter uma noção de quanto tudo vai ficar para ver de quanto você vai precisar.

Dê prioridade aos itens de maior necessidade e deixe menos dinheiro reservado para os menos importantes. Defina um valor máximo que você irá gastar na Black Friday levando em consideração as coisas que você vai comprar. Isso vai te ajudar muito no próximo item.

Não compre por impulso

É importante ter em mente o que você vai comprar justamente para evitar de comprar coisas que você não precisa por impulso. Não se deixe levar pelos preços baixos, compre apenas o que você já tinha decidido comprar antes.

Comece a comprar o mais cedo possível

Seja na internet ou na rua, quanto mais cedo você começar a comprar, melhor. Dessa forma você evita filas, sites com instabilidade ou produtos fora de estoque. Fique de olhos nas lojas que já começaram a oferecer ofertas e aproveite para começar as suas compras com antecedência.

Consulte os preços em vários sites

Mesmo se você for comprar em lojas físicas, vale a pena checar os preços online antes de sair nas ruas. Você irá encontrar excelentes ofertas que poderão te poupar de muitas filas. Uma excelente dica é utilizar o Buscapé que faz comparações de preços entre vários produtos para encontrar as melhores ofertas da Black Friday.

É válido também checar os preços dos produtos antes da Black Friday para não acabar caindo na famosa pegadinha do “tudo pela metade do dobro”.

Aproveite as lojas que cobrem o preço da concorrência

Para conseguir ainda mais vendas, muitas lojas oferecem a possibilidade de cobrir os preços dos concorrentes mediante apresentação do folheto. Leve os folhetos de promoções das outras lojas com você para aproveitar essas oportunidades.

Dê preferência a fazer as compras com o cartão de crédito ou débito

Por questão de segurança, evite ir às compras com dinheiro vivo. Esse é um dia em que as ruas ficam muito cheias e você tem maiores chances de acabar perdendo dinheiro ou sendo vítima de furto.

O cartão de crédito ainda pode ter a vantagem de oferecer recompensas extras e maior proteção nas compras, principalmente no caso de compras em lojas online. Antes de comprar online procure saber sobre a reputação da loja ou utilize um serviço como o Buscapé que só cadastra lojas de confiança para ter sua segurança garantida.

Se preparar é o segredo para conseguir bons descontos e não cair em ciladas na Black Friday. Não deixe para o último minuto e aproveite para começar as suas compras de natal. Faça o seu cadastro no Buscapé para receber as melhores ofertas da Black Friday direto no seu e-mail.

Veja também