home Bem-Estar, Família, Motivação Como ajudar os seus filhos a serem bem-sucedidos no futuro

Como ajudar os seus filhos a serem bem-sucedidos no futuro


Como ajudar os seus filhos a serem bem-sucedidos no futuro
Como ajudar os seus filhos a serem bem-sucedidos no futuro

Ter filhos é algo muito especial que muda muitas coisas nas nossas vidas. Para tentarmos nos sair bem como pais de primeira viagem saímos procurando informações em todo lugar, seja na internet, livros, revistas ou até mesmo perguntando para outras pessoas.

Outras vezes apenas confiamos nos nossos instintos e fazemos o que achamos certo. No fim tudo que queremos é criar crianças felizes e bem-sucedidas no futuro.

Há muitas maneiras de apoiar, ensinar e encorajar nossos filhos, mas é importante saber como falar com eles para criá-los com uma mentalidade de crescimento e não uma mentalidade fixa.

O que é um estado mentalidade fixa e mentalidade de crescimento?

A mentalidade de crescimento e a mentalidade fixa são conceitos da psicologia que remetem a forma como nós tratamos os nossos talentos e nossa capacidade de aprender.

Pessoas com uma mentalidade fixa acreditam que certas coisas são impossíveis de serem feitas, pois elas não têm talento ou habilidades naturais para executar a tarefa. Já as pessoas com mentalidade de crescimento acreditam que qualquer coisa pode ser aprendida e que talento é uma questão de persistência e treino.

Esses pensamentos são desenvolvidos nas nossas cabeças desde a infância e mesmo sem perceber podemos levar uma criança a pensar de uma forma ou de outra pela forma que falamos com ela.

Na maioria das vezes o jeito de uma criança pensar sobre si mesma é alterado por coisas sutis, principalmente pela forma que elogiamos e criticamos.

As duas formas de pensar podem nascer através de como os pais elogiam seus filhos por tarefas bem-sucedidas, por isso é importante saber como fazer elogios para que o seu filho cresça com uma mente aberta sobre suas capacidades.

É importante tentar desenvolver um estado de mentalidade de crescimento, pois pessoas com a mente focada nesse tipo de pensamento tendem a ter paixão pelo aprendizado ao invés de apenas ter vontade de serem aprovadas pelos outros.

Outra importante diferença entre as duas maneiras de pensar é que a pessoa com uma mentalidade fixa tende a se preocupar muito com os seus fracassos, já as pessoas com uma mentalidade de crescimento não acreditam em fracassar, elas sabem que tudo é uma nova experiência e um novo aprendizado.

Exemplos de frases que diferenciam entre mentalidade fixa e mentalidade de crescimento

A diferença em criar formas diferentes de pensar em crianças está em coisas simples. Quando você coloca ênfase no que ela é capaz de fazer ao invés de colocar ênfase no quanto a criança é inteligente você está exercitando uma mentalidade de crescimento.

Entenda a diferença entre as frases que podem diferenciar cada forma de pensar:

Mentalidade fixa: “Você conseguiu acertar a pergunta, parabéns. Você é muito inteligente! ”
Mentalidade crescimento: “Você conseguiu acertar a pergunta, parabéns. Foi difícil, mas você não desistiu e conseguiu! “

Mentalidade fixa: “Você conseguiu terminar o quebra cabeça rapidinho. Você é realmente bom nisso, parabéns! “
Mentalidade crescimento: “Parabéns, você conseguiu! Que tal tentar um mais difícil agora? Acho que você consegue! “

Por que a mentalidade de crescimento é tão importante?

Segundo a Dra. Carol Dweck, pioneira no estudo de estado mental na Universidade de Stanford, desenvolver a mentalidade de crescimento em crianças é fundamental para criar encorajamento, autoconfiança e sucesso no futuro.

Quando uma criança tenta algo novo pela primeira vez, ela não está preocupada com o quão bem ela vai realizar a tarefa ou no quanto ela já é capacitada para aquela atividade. É importante que eles entendam que não é “tudo ou nada” e que há muitas possibilidades para tentar mais vezes até melhorar.

Esse tipo de pensamento cria um sentimento de autoestima maior fazendo com que os seus filhos possuam menos medo de falhas e fiquem mais confiantes em assumir novas responsabilidades.

Em um estudo liderado por Dweck, um grupo de alunos do ensino fundamental foi testado para identificar quais faziam parte de cada grupo, mentalidade fixa ou de crescimento. Suas notas e performance escolar foram analisadas no decorrer de um período.

As crianças que tinham uma mentalidade fixa, apesar de não terem notas ruins, não tentavam engajar em atividades novas que elas achavam não ter talento. Já o outro grupo tentava novas atividades e desenvolvia a ideia de que inteligência é relativa e pode ser alcançada por qualquer pessoa.

Tudo que os pais querem é ter filhos bem-sucedidos e felizes com eles mesmos, então é importante tentar implementar uma forma de pensar mais saudável nos seus pequenos.

A idade ideal para começar a usar as frases mais voltadas para uma mentalidade de crescimento é assim que a criança começa a entender a linguagem e a executar tarefas simples.

Veja também