home Alimentação e Saúde, Bem-Estar, Estilo de Vida Cochilar pode te ajudar a ser criativo

Cochilar pode te ajudar a ser criativo


Cochilar pode te ajudar a ser criativo
Cochilar pode te ajudar a ser criativo

Alguma vez você já sofreu de um cansaço extremo no final da tarde, sentiu-se fraco e até mesmo quase dormindo? Talvez você precise de uma boa soneca.

Já foi provado cientificamente que dormir ajuda nas capacidades cognitivas, uma soneca pode até mesmo amplificar suas capacidades de aprendizado. Algumas escolas de países asiáticos até mesmo adotaram uma hora da soneca para alunos do colegial.

O nosso cérebro é como uma máquina e o sono é o que garante um funcionamento sem sobrecarga e com a eficiência necessária.  Mas você sabia que uma boa soneca pode até mesmo te ajudar na criatividade?

Tirar uma soneca é comprovadamente um método de manutenção hormonal, reparo de células e uma forma de manter o coração funcionando de forma mais saudável. Esses benefícios ajudam a ter uma vida mais longa com atividade cerebral mais eficiente por mais tempo.

A soneca recarrega seu cérebro te mantendo mais alerta durante o dia, aumentando a capacidade de aprendizado e também aumenta a sua criatividade.

Segundo alguns estudos, um cochilo de tarde não é apenas benéfico, mas é parte da programação natural da nossa espécie.

“Evidências cientificas mostram que cochilos, mesmo que curtos, aumentam a capacidade cognitiva significantemente.” –  constatou o Dr. Jonathan Friedmen, diretor do Instituto do cérebro e coluna do Texas.

Dr. Friedmen ainda complementa “Aumentar o conhecimento que temos de como o sono melhora as funções do cérebro pode permitir que um dia possamos aproveitar esses efeitos, além de abrir muitos novos estudos nessa área”.

Como o cochilo aumenta o poder do cérebro

O nosso cérebro é como um computador, ele processa e guarda informações o tempo inteiro. Porém a sua capacidade de armazenamento não é infinita e quando chega ao seu limite ele para de absorver novas informações, tornando mais difícil realizar diversas atividades, até mesmo tarefas que estamos acostumados.

Cochilar limpa o espaço de informação temporário do nosso cérebro e possibilita o armazenamento de novas informações.

Essas evidências foram relatas em um estudo norte americano realizado pelo Dr. Matthew Walker, da Universidade da Califórnia.

Os pesquisadores disseram que uma soneca de cerca de uma hora pode refrescar a mente, restaurar a força do cérebro e até mesmo te deixar mais esperto.

Segundo Dr. Walker “Dormir não apenas conserta os danos por estar muito tempo acordado, mas em um nível neurocognitivo ele te deixa melhor do que você estava antes de dormir um pouco”.

Para realizar esse experimento os pesquisadores dividiram 38 adultos saudáveis em 2 grupos e deram para cada grupo atividades de memorização e testes escritos. Um dos grupos pôde cochilar logo depois dos testes e o outro teve que ficar acordado durante todo o tempo. Ao realizar o teste novamente, o grupo que cochilou não só teve resultados melhores que o grupo que ficou acordado como também teve um resultado melhor do que antes de cochilar.

Cochilos e a criatividade

Pesquisas recentes apresentadas no encontro anual de neurocientistas mostraram que durante o cochilo o lado direito do cérebro fica ativo enquanto o esquerdo permanece descansando. Para chegar a essas amostras foram estudados o cérebro de 15 indivíduos durante seus cochilos. O lado direito do cérebro é justamente o lado associado à nossa criatividade.

Os estudos foram publicados por Andrei Medvedev, Ph.D e professor assistente na Universidade de Georgetown. Segundo ele, pessoas que cochilam tem o lado direito do cérebro melhor integrado com todo o resto.

É um consentimento geral de que o hemisfério direito do cérebro é responsável por atividades criativas como a visualização e repetição de imagens ou sons. O lado esquerdo é mais analítico e focado em números e línguas.

Segundo a publicação de Medvedev, o hemisfério direito se “recarrega e limpa” durante a soneca e também consolida memórias e novos aprendizados tornando a pessoa mais criativa e mais saudável.

Veja também