home Dinheiro As vantagens e desvantagens dos cartões de loja

As vantagens e desvantagens dos cartões de loja


As vantagens e desvantagens dos cartões de loja
As vantagens e desvantagens dos cartões de loja

Grandes lojas como Saraiva, Riachuelo e Marisa oferecem o seu próprio cartão para os clientes. Quando estamos em lojas físicas, os atendentes sempre oferecem o cartão e apresentam as suas vantagens com entusiasmo, já em lojas online vemos páginas dedicadas exclusivamente para obtenção do cartão da loja. As vantagens oferecidas vão desde facilidade de adesão até ausência de anuidade e aceitação no exterior. Mas afinal, vale a pena fazer um cartão de loja ou não?

Neste artigo vamos falar sobre as vantagens e desvantagens dos cartões de loja e o que deve ser analisado ao adquirir um para que você possa saber se adquirir um cartão de loja vale a pena ou não.

Vantagens e desvantagens de um cartão de loja

Para adquirir um cartão de loja com segurança e acabar não se arrependendo depois é preciso ter cuidado. A maior vantagem de um cartão de loja é oferecer benefícios especiais para compras naquela loja, ou seja, se você compra muito nessa loja pode ser vantagem fazer o cartão.

A maioria das lojas oferece com o cartão um programa de fidelidade que dá pontos que podem ser trocados por brindes e ofertas e promoções exclusivas para quem comprar utilizando o cartão.

Geralmente esses cartões são de grandes bandeiras (Visa ou Master Card) e podem ser utilizados em qualquer estabelecimento. Alguns deles podem ser utilizados até para compras internacionais.

Já o que parece uma grande vantagem, pode acabar sendo uma desvantagem. Esses cartões normalmente tem uma fácil adesão, alguns deles nem solicitam comprovação de renda e envio de documentos. Isso é um verdadeiro perigo, afinal os bancos pedem comprovação de renda justamente para garantir que o cliente vai conseguir pagar a dívida do cartão depois.

Quando ver uma loja oferecendo cartão com fácil adesão, certifique-se antes de que irá conseguir pagar a fatura, de preferência com o valor total, pois as taxas de juros de cartões de loja geralmente são bem mais altas do que as de cartões de crédito convencionais.

O que levar em consideração ao adquirir um cartão de loja

Se você decidir fazer o cartão de alguma loja, siga essas dicas para não ter problemas:

  • Não se deixe levar por descontos. As lojas estão sempre fazendo descontos especiais para quem tem o cartão, colocando produtos a preços abaixo da média. Compre apenas se aquele produto for necessário para você.
  • Sempre leia o contrato com atenção. Ao fazer o cartão na loja, os atendentes tentam fazer com que você assine o contrato rapidamente sem prestar atenção em cláusulas importantes. Se não for solicitar o cartão pela internet, tente levar o contrato para casa para ler com calma antes de fechar negócio.
  • Conforme já foi dito, esses cartões geralmente têm taxas de juros bem altas. Se ver que os valores estão começando a ficar acima do que você pode pagar, cancele o cartão e evite a inadimplência.
  • Dê preferência a cartões que podem ser pagos em bancos ou pela internet. Caso tenha que pagar o boleto na loja, evite cair na tentação de fazer uma nova compra apenas para ganhar mais pontos de fidelização.

Veja também