home Bem-Estar, Motivação, Relacionamentos A arte de ser feliz sozinho

A arte de ser feliz sozinho


A arte de ser feliz sozinho
A arte de ser feliz sozinho

Muitas pessoas acham que ficar sozinho é algo ruim, que precisamos ter um relacionamento para alcançar a felicidade plena. Mas quem já teve um relacionamento sabe que isso nem sempre é verdade, pois é impossível ter garantia das atitudes de outras pessoas. Apesar de ser muito bom ter alguém para compartilhar diversos momentos, é muito benéfico aprender a ser feliz sozinho.

Quem é feliz consigo mesmo cria relações mais verdadeiras

Quando aprende a aproveitar a sua própria companhia você passa a se sentir menos dependente de outras pessoas. Você se torna mais seletivo em relação aos seus parceiros, melhorando a qualidade dos seus futuros relacionamentos e satisfação com a vida de forma geral.

Ao encontrar a felicidade dentro de si mesmo você se sente menos inclinado a controlar as outras pessoas e querer que elas sejam como você idealizou. Você começa a respeitar as pessoas como elas realmente são e não fica decepcionado com aquela falsa imagem criada na sua cabeça.

Isso melhor até mesmo as suas amizades, as pessoas vão trazer mais felicidade para a sua vida do que antes, pois você passa a querer criar conexões autênticas com pessoas que realmente gosta e não apenas com pessoas que poderiam te beneficiar de alguma forma.

Ao aprender a ser feliz sozinho você também passa a ter mais liberdade para ir atrás dos seus interesses. Você deve viver a vida de forma que a sua felicidade não dependa da atitude dos outros. Mesmo que você passe por relacionamentos que acabem dando errado, deverá continuar seguindo o seu caminho firme e forte.

Pessoas que sabem ser felizes sozinhas conseguem desenvolver o seu potencial máximo e conhecer de forma excepcional os seus talentos e peculiaridades. Elas são seguras das suas próprias identidades e aprendem a tirar o tempo necessário para tomar as decisões certas.

Essa é a melhor forma de se tornar uma pessoa mais interessante

Dois grandes benefícios de aprender a ser feliz sozinho são o desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança. Quando se valoriza e mostra ter fé nos seus julgamentos, você se torna uma pessoa que vale a pena conhecer.

Faça um esforço para conhecer a si mesmo. Quais são os seus valores, seus objetivos de vida, as coisas que você considera mais importantes? Autoconhecimento é o primeiro passo para ter mais autoconfiança, que logo se torna autoestima.

Tenha as suas próprias aventuras, não espere um parceiro ou um amigo te dar permissão para explorar o mundo a sua volta ou seguir novos caminhos. As suas buscas são tão importantes quanto as das outras pessoas e quando passa a ver a importância delas, a sua autoimagem melhora ainda mais.

Se você sempre quis tentar algo novo, aproveite a oportunidade para seguir essa paixão de forma independente. Se acabar conhecendo outras pessoas ao longo do caminho não deixe de aproveitar as novas experiências que elas poderão te proporcionar mas mantenha o foco na sua felicidade e desenvolvimento pessoal.

Saber ser feliz sozinho pode parecer algo negativo para a maioria das pessoas, nós crescemos acreditando que para sermos felizes temos que ter um relacionamento ou socializar com outras pessoas regularmente. Mas é possível sair dessa zona comum.

Você não deve se isolar do mundo e das pessoas a sua volta, mas sim aprender a aproveitar a sus própria companhia. Vá em uma praça e sente para ler um livro, vá ao cinema sozinho. Com o tempo você irá perceber que é uma ótima companhia.

Veja também