home Alimentação e Saúde, Estilo de Vida Alimentos que devem ser evitados por quem sofre de má digestão

Alimentos que devem ser evitados por quem sofre de má digestão


Alimentos que devem ser evitados por quem sofre de má digestão
Alimentos que devem ser evitados por quem sofre de má digestão

A má digestão é um problema que afeta muitas pessoas. Os produtos químicos utilizados nos nossos alimentos, os antibióticos e até as comidas processadas prejudicam o funcionamento do sistema digestivo causando desconforto, inchaço, constipação intestinal, azia e gases.

Neste artigo vamos falar sobre alimentos que devem ser evitados por pessoas que sofrem com problemas de má digestão. Antes de mais nada é importante ressaltar que caso o problema se torne constante um médico deverá ser consultado para prescrever um tratamento adequado.

Frituras

O seu alto nível de gordura pode acabar desregulando o intestino. Prefira alimentos cozidos ou assados e molhos leves como o sugo e o pesto.

Frutas cítricas

Elas contêm muitas fibras e podem acabar causando dores no estômago em algumas pessoas. Evite frutas como laranja, tangerina, abacaxi ou manga pois elas podem acabar causando mais dor em casos de gastrite e úlcera. Opte por frutas alcalinas como banana, maçã, goiaba, uva-passa, mamão e melancia.

Açúcar artificial

O sorbitol é um adoçante artificial que, quando consumido em grande quantidade, pode causar cólicas e diarreia. O ideal é nunca consumir mais do que 50 gramas de sorbitol por dia. Para algumas pessoas ele pode fazer mal mesmo em quantidades menores.

Fibras demais

Todos sabemos como vegetais e grãos integrais são excelentes aliados na hora de melhorar a digestão. Mas quando consumidos em excesso, o sistema digestivo pode passar a ter dificuldades para se ajustar causando inchaço e gases. Vá aumentando o consumo de fibras gradualmente e não deixe de beber muita água.

Feijões

Eles são muito ricos em fibras e proteínas saudáveis, entretanto eles também têm açúcares difíceis de digerir que podem causar gases e cólicas. O seu corpo não possui as enzimas necessárias para quebra-los, quem faz esse trabalho são as bactérias no seu intestino causando gases no processo.

Uma dica para se livrar desses açúcares é deixar os feijões imersos em água por pelo menos 4 horas e jogar essa água fora antes de cozinhar.

Vegetais crucíferos

Vegetais crucíferos como o brócolis e o repolho tem os mesmos açúcares que o feijão. A alta quantidade de fibras presente neles também pode tornar mais difícil a sua digestão. Quando for consumir esses vegetais, prefira cozinhar ao invés de comer cru.

Frutose

Comidas adoçadas com frutose podem atrapalhar a digestão de algumas pessoas causando diarreia, cólica e inchaço. Ela geralmente está presente em refrigerantes, doces, sucos artificiais e massas folhadas.

Comidas apimentadas

Algumas pessoas têm problemas de indigestão azia após consumir comidas apimentadas, principalmente em grandes quantidades. Estudos indicam que isso acontece por conta da capsaicina, composto químico encontrado em todas as pimentas, principalmente nas mais picantes.

Laticínios

Se você apresenta algum dos sintomas de má digestão ao consumir derivados do leite, você pode ser intolerante a lactose. As pessoas intolerantes a lactose não tem uma enzima que digere o açúcar no leite e em outros laticínios.

Se for o seu caso, evite esse tipo de alimento. Como alternativa, existem pílulas para tratamento de intolerância a lactose que repõem a enzima, mas é recomendável consultar um médico antes de iniciar um tratamento.

Veja também