home Bem-Estar, Motivação 7 Coisas que devemos aprender cedo na vida

7 Coisas que devemos aprender cedo na vida


7 Coisas que devemos aprender cedo na vida
7 Coisas que devemos aprender cedo na vida

Não devemos nos arrepender de nada do que fazemos durante a nossa vida, porém é certeza de nos arrependermos de coisas que deixamos de fazer ou então acabamos fazendo muito tarde.

Por isso é importante entender que há coisas que quanto mais cedo aprendermos, melhor será para a nossa vida e para o nosso futuro.

Não é incomum passarmos por um momento de “Se eu soubesse isso antes seria muito melhor”, você com certeza já passou por isso, não é mesmo?

Há muitas coisas que é bom aprender antes de ser tarde demais, confira uma lista com 7 dessas coisas.

1- Esteja sempre presente no aqui e agora

Um grande defeito geral nosso é estar sempre pensando no passado enquanto planeja o futuro e assim esquecendo das experiências que temos no presente. O agora, o momento presente é o que está acontecendo com você nesse momento e temos que prestar mais atenção nisso, a felicidade só pode acontecer no presente.

Celebre o seu presente sempre afinal é onde vivemos e onde nos emocionamos.

Estamos sempre com pressa, sempre com algo na cabeça para resolver, mas é muito importante parar e olhar ao seu redor, perceber as pessoas que estão com você e nas coisas que estava fazendo, tentar buscar a sua felicidade nesses momentos e evitar que bons sentimentos escapem por entre nossos dedos.

2- Esqueça o “devo” e “não devo”

Há muita pressão por parte da sociedade, da família dos amigos, muitos “conselhos e dicas” que podem nos fazer acreditar que devemos ditar nossas vidas de acordo com a expectativa dos outros.

“Eu deveria ir para a faculdade conseguir um diploma”, “Não deveria seguir meus sonhos porque isso não dá dinheiro”, esse tipo de pensamento é muitas vezes influenciado por opiniões que não vem de você e tentar viver pela expectativa dos outros é o jeito mais fácil de não viver de verdade.

É a sua vida e de mais ninguém, é você quem pode dizer o que é bom ou ruim para o seu futuro.

3- Não veja as coisas maiores do que realmente são

Esse conselho serve principalmente para os problemas que enfrentamos no dia a dia. Muitas vezes ao nos depararmos com um problema temos o costume de exagerar e achar que é muito maior do que realmente é.

Isso acontece porque deixamos nosso medo nos dominar e perdemos o controle, é importante manter a calma nessas horas e saber olhar as coisas por outros ângulos.

Da próxima vez que encarar problemas, pergunte a si mesmo o tamanho real do problema, se já enfrentou algo assim. A resposta vai ser sempre positiva e é com positividade que devemos seguir com a vida.

5- Encare mais os seus medos

Todos nós temos medos, alguns são justificados e outros nem tanto. Mas para crescermos o máximo possível na vida precisamos enfrenta-los sempre. Lembre-se que muitos dos seus medos são apenas produto da sua mente, eles muitas vezes nem existem.  Quanto mais cedo você perceber isso melhor vai ser para você enfrentar qualquer situação.

5- Devagar e sempre é que se ganha a corrida

Quando mais novos temos tendência a mirar muito alto e querer tudo muito rápido. Quando traçamos um objetivo podemos acabar desistindo rápido por não o alcançar imediatamente. A nossa sociedade moderna nos condicionou a querer e conseguir coisas em um piscar de olhos, o que nos levou a acreditar que o mesmo pode ser feito com nossos sonhos e ambições.

O segredo do sucesso está em passos pequenos para grandes mudanças. Assim que traçar seu objetivo saiba que você pode chegar lá sim, mas não será imediato, vá com calma sem desistir e sem se desesperar que você chegará lá.

6- Pare de assumir o que os outros estão pensando

Outra mania que temos é de ficar imaginando o que os outros estão pensando e em 99% das vezes imaginamos errado, isso é um fato. Você pode se limitar fazendo isso por achar que tem sempre alguém te julgando, que todo mundo está bravo ou decepcionado com você, isso nunca é a verdade.

Da mesma maneira que você fica tentando assumir o pensamento dos outros, os outros fazem isso de você, isso pode gerar muito desconforto e situações complicadas.

7- Aprecie tudo na sua vida

A lição mais importante que podemos aprender é apreciação. Pode parecer frase de filme, mas quanto mais velhos ficamos, mais aprendemos a apreciar as coisas na nossa vida, principalmente as pessoas e experiências que passamos.

Aprecie tudo, todas as experiências que você tem e todas as coisas boas que te acontecem. Seja um banho quente em um dia frio, um bom copo de leite ou qualquer coisa simples que te faça bem.

Seja grato por estar vivendo e por ter a oportunidade de observar a natureza a sua volta, as pessoas e coisas, seja grato por viver.

Veja também