home Produtividade 5 Maneiras de aprender outro idioma de forma fácil

5 Maneiras de aprender outro idioma de forma fácil


5 Maneiras de aprender outro idioma de forma fácil
5 Maneiras de aprender outro idioma de forma fácil

Aprender outro idioma é algo que pode ter muitas muitas vantagens, seja na hora de dar aquela incrementada no currículo ou na hora de poder ter contato com uma gama maior de pessoas. Porém muitos desistem quanto começam a aprender e veem o quanto pode ser difícil.

A verdade é que muitas vezes o assunto só parece difícil porque o método de estudo pode estar errado. Que tal acompanhar esta lista com 5 Maneiras de aprender outro idioma de forma fácil?

1 – Foco no som das palavras antes de tudo

Lembra como era mais fácil aprender coisas quando criança? Pois é, quando crianças temos uma grande facilidade de aprender coisas novas, principalmente novas línguas devido a grande capacidade de reconhecimento e memorização de sons. Infelizmente essa habilidade é perdida conforme vamos ficando mais velhos.

Para aprender uma nova língua é importante treinarmos o ouvido para voltar a distinguir sons diferentes. Não comece se preocupando com gramática ou com a forma certa de escrever uma palavra, foque primeiro em aprender como é o som da língua que você quer aprender, de preferência em diferentes vozes e sotaques. Escutar para aprender é uma das formas mais efetivas para assimilar um novo idioma.

2 – Use a técnica de repetição espaçada

Essa técnica é bem conhecida em muitas áreas e a sua popularidade é dada devido a sua eficácia, principalmente na hora de aprender novas línguas.

Você pode praticar esse método de ensino de forma fácil enquanto estiver aprendendo uma nova língua. Para usar a técnica basta você revisar tudo o que já sabe em intervalos de tempo. Você aprende uma palavra ou frase nova e então depois de algum tempo revisa ela. Inicialmente o tempo deve ser por volta de 12 horas, ou um dia inteiro, e conforme for melhorando os resultados você poderá aumentar o tempo. Logo poderá ficar semanas sem revistar e não esquecer do que aprendeu.

3 – Estude antes de dormir

Já é comprovado por muitos estudos científicos sobre a eficácia de dormir logo após estudar. Alguns colégios do Japão até adotaram uma hora da soneca após algumas horas de estudo.

Isso acontece porque o sono aumenta a capacidade de aprendizado e memorização enquanto limpa sua memória operante e joga fora coisas que você não precisa.

Aproveite pelo menos uma hora que você tem antes do sono para poder estudar, assim as informações recém adquiridas irão ser armazenadas no cérebro mais facilmente.

4 – Não estude apenas o idioma diretamente

Outra dica importante, não estude a língua apenas de forma direta. Tente estudar assuntos que estão escritos na língua que quer aprender, ou então consumir produtos nessa língua estrangeira.

Se você quer aprender inglês, tente dedicar alguns minutos a ler artigos ou ver vídeo aulas em inglês. Segundo um estudo realizado em Cambridge, alunos que foram a aulas ministradas em outro idioma tiveram melhores resultados em assimilar esse novo idioma.

Porém, um não substitui o outro. Continue aprendendo gramática e sintaxe, mas dedique um pouco do seu tempo a tópicos diferentes. Até mesmo ver um filme na língua pretendida já ajuda muito no aprendizado.

5 – Estude em períodos curtos

Não é fácil achar tempo para aprender algo novo nos dias de hoje. Está tudo muito corrido, por isso a melhor forma de estudar é dedicar tempos curtos de estudos durante todos os dias ao invés de longas sessões de estudo.

Nosso cérebro tem uma certa capacidade de armazenamento, se você estudar muito por muitas horas você irá ultrapassar esse limite e muita informação será jogada fora. Estude em poucas horas, e durma logo após, os resultados irão ser notáveis.

Com essas dicas em mente e um bom plano de estudo é possível aprender uma nova língua de forma fácil. Se precisar de mais ajuda, que tal tentar alguns apps que facilitam o aprendizado?

Veja também