home Produtividade 5 Dicas para se preparar para as provas

5 Dicas para se preparar para as provas


dicas-rprovas

A época de provas pode ser um período de ansiedade para muitas pessoas. Ter que relembrar todo o conteúdo do semestre em um ou dois dias pode acabar criando muita tensão, e essa tensão não ajuda nem um pouco na hora da prova.

Mas saiba que não é preciso ter medo das provas. Neste post separamos cinco dicas infalíveis de como se preparar para as provas e tirar notas altas sem medo ou dificuldades.

1- A melhor hora para estudar

Cada pessoa tem as suas próprias características físicas e psicológicas, e os nossos relógios biológicos também são programados de forma diferente. Nem sempre adaptar a nossa rotina a dos outros é a melhor opção.

Ao tentar fazer isso, o nosso corpo se esforça mais para absorver as informações e se cansa mais rápido, afetando a produtividade.

O melhor a fazer é criar a sua própria rotina de estudos. Comece a reparar nos horários que você é mais produtivo e tente passar a estudar neles. Dessa forma você aumenta a sua eficiência e mantém o fluxo de energia por um período maior.

Fazendo isso você também conseguirá aumentar a sua concentração, fazendo com que você não se esqueça do que aprendeu.

2- Tenha doces coloridos e de sabores diferentes por perto

Poucas são as pessoas que não gostam de doces, não é mesmo?  E melhor ainda é saber que beliscar alguns doces durante o estudo pode aumentar a sua concentração e a capacidade de memorização.

Existem também a chamada “memória associativa”, que é a memória que associa os seus sentidos (tato, olfato, paladar) a uma memória em particular.

Tendo isso em mente, coma coisas com cores e gostos variados durante o estudo para associar aquele assunto ao doce. Na hora da prova o seu subconsciente irá trazer à tona as informações que você precisava para responder as questões da prova. Se possível leve doces na hora de fazer a prova.

3 – Não deixe de fazer pausas nos estudos

Ficar fechado em um quarto estudando por diversos dias não fará muito bem. Apenas estudar por horas e horas sem colocar o seu lado criativo para funcionar pode ser bastante cansativo e com o tempo começa a afetar negativamente o foco e a concentração.

Grandes empresas como o Google criaram espaços recreativos com atividades que permitem a mente dos seus funcionários “respirar” novamente com o intuito de tornar o trabalho mais leve e eficiente.

Uma excelente opção para alavancar os seus estudos é criar os seus próprios intervalos para deixar a mente fluir. Você pode tirar esse tempo para assistir as suas séries favoritas, ler livros que você gosta ou preparar algo delicioso para comer. Apenas faça algo que tire os estudos da sua cabeça por um tempo.

4 – Tenha uma bebida quente por perto

Você já reparou que nos filmes as vezes aparece um grupo de pessoas estudando e elas sempre estão tomando uma xícara de chá ou café? Existe um motivo para isso. Estudos mostraram que tirar um tempo para relaxar durante os estudos permite que o seu cérebro absorva melhor as informações.

Tenha uma bebida por perto para ir bebendo aos poucos enquanto estuda. Mesmo que as provas estejam chegando, correr com os estudos não irá ajudar. Você sempre deve fazer o possível para que aprender se torne uma atividade relaxante e prazerosa.

5- Monte uma playlist

Uma das maiores recomendações para estudantes é montar uma playlist com músicas que ajudam a concentração e amenizam o humor. A música é relacionada à memória associativa e pode acalmar a mente.

Tenha uma playlist com músicas calmas para estudos – O Youtube e o Spotify tem várias delas – e ouça elas enquanto estuda. Fazendo isso o tempo passará muito mais rápido e o processo de aprendizado será mais leve.

A época de provas pode ser um pesadelo para muitos estudantes, mas utilizando esses mecanismos de adaptação o período de provas irá passar como uma brisa. Apesar das dificuldades, essa fase deve ser aproveitada ao máximo pois será fundamental para os seus estudos e para a sua evolução como pessoa.  Como já diz o ditado: “Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”

Veja também