home Pets 10 Passos para preparar a sua casa para ter um gato

10 Passos para preparar a sua casa para ter um gato


10 Passos para preparar a sua casa para ter um gato
10 Passos para preparar a sua casa para ter um gato

Comprar ou adotar um novo gatinho é algo único e muito divertido para toda a família, mas a chegada do novo membro peludo da família também traz algumas responsabilidades.

Os gatos são animais que exigem um certo cuidado, pois algumas coisas dentro de casa podem oferecer perigo a eles. Veja a seguir dicas para preparar a sua casa para receber o novo gatinho em segurança, tornando a experiência melhor para todos.

1 – Tenha o essencial

Antes de trazer o gatinho para casa, adquira tudo o que for preciso para que ele seja feliz e saudável. Os itens necessários para o gato são:

  • Comida para gatos
  • Água fresca
  • Caixa de areia (compre uma baixa se o gato for filhote)
  • Areia para gatos
  • Pá para areia
  • Potinhos para água e comida
  • Caixa de transporte

Todos esses itens podem ser encontrados em pet shops. Invista em produtos de qualidade para dar o melhor para o seu novo bichinho.

2 – Mantenha um lugar seguro

Quando for sair de casa, deixe o gatinho em um local seguro onde ele não irá se machucar. Deixe-o em um cômodo silencioso com uma porta que possa ser fechada, um lugar confortável para ele ficar e deixe nele a caixinha de areia, a comida, a água e alguns brinquedos para mantê-lo ocupado.

3 – Aprenda sobre cuidados com gatos

Mesmo que você já tenha tido gatos antes é sempre bom aprender novas coisas sobre cuidados com gatos. Lendo nós sempre acabamos conhecendo novas ideias e até mesmo receitas para comidas de gato caseiras. Você pode aprender mais em

4 – Guarde as coisas frágeis em local seguro

Se você tem itens frágeis que podem estar ao alcance dos gatinhos, coloque-os em algum lugar mais alto ou guarde em algum armário ou gaveta fechada por um tempo. Gatos são animais curiosos e gostam se subir em todo lugar para ver o que tem ali. Muitas vezes eles acabam derrubando coisas e quebrando por causa disso.

5 – Mantenha o vaso fechado

O seu gato pode ver o vaso como um pote de água gigante e tentar beber água nele. Ao fazer isso ele pode acabar caindo dentro do vaso e tendo dificuldades para sair, sem contar que ter contato com essa água pode fazer mal para todos. Mantenha a tampa do vaso ou a porta do banheiro fechadas sempre que possível.

6 – Cuidado com as plantas

Gatos gostam de mastigar plantas, mas muitas delas são tóxicas para eles. Procure saber se as plantas que você tem não fazem mal a eles antes de mantê-las dentro de casa.

Mas se você gosta muito de plantas, opte pelas que não fazem mal para eles. Você pode plantar milho ou grama de gatos que ajuda na digestão dos bichanos.

7 – Mantenha as portas e janelas seguras

Gatos não conseguem abrir fechaduras e trancas de portas e janelas, mas se você quer deixar as janelas abertas e não quer que eles saiam, coloque telas nas janelas. O mais recomendável é colocar tela de aço, pois alguns gatos mordem a tela e podem acabar fazendo buracos na tela de nylon.

8 – Guarde os medicamentos em local seguro

Assim como crianças, filhotes de gato podem acabar ingerindo medicamentos por acidente e passar muito mal por isso. Certifique-se de que os medicamentos estão guardados em local seguro como uma gaveta, por exemplo.

9 – Elimine as oportunidades de fuga

Certifique-se de que todas as portas e janelas estão seguras para que o seu gatinho não fuja. É sempre melhor criar um gato dentro de casa para que ele tenha uma vida mais saudável e segura. Estudos mostram que gatos criados dentro de casa vivem cerca de 5 a 10 anos a mais do que gatos que saem para as ruas.

10 – Guarde os materiais de limpeza em local seguro

Coloque os materiais de limpeza em algum lugar que o gatinho não tenha acesso como por exemplo armários fechados. Se quiser que fique ainda mais seguro, coloque trincos nos armários.

Veja também